Questões de Concursos
filtre e encontre questões para seus estudos.
UFRJ•
Paciente do sexo masculino, com 4 anos de idade, apresenta atraso no desenvolvimento da linguagem oral, principalmente no nível fonológico. Após avaliação audiológica detectou-se um quadro de perda auditiva neurossensorial moderada a severa na orelha esquerda com curva timpanométrica do tipo “A” em ambas as orelhas, com indicação para o uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI).
Baseado em tais achados audiológicos, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o tipo de adaptação e de próteses auditivas mais indicados nesses casos.
UFRJ•
Paciente do sexo masculino, 77 anos, hígido, apresenta alterações na qualidade vocal, caracterizadas por rouquidão e bitonalidade. A videolaringoscopia revelou a presença de fenda fusiforme anteroposterior, com indicação de fonoterapia vocal.
Assinale a alternativa que indica as técnicas vocais mais adequadas neste caso.
UFRJ•
A amamentação é definida por um processo muito complexo e determinada biologicamente, abrangendo aspectos individuais e a atuação de políticas públicas, com a participação interdisciplinar dos profissionais de saúde.
Assinale a alternativa que descreve corretamente, quanto à amamentação, o principal objetivo da atuação fonoaudiológica junto à equipe interdisciplinar, na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
UFRJ•
Paciente com 5 meses, apresentando fatores de risco para perda auditiva, foi encaminhado pela sua pediatra para avaliação audiológica. Os resultados desta avaliação indicaram a presença de perda auditiva sensorioneural bilateral grave, de origem coclear.
De acordo com o caso apresentado, os prováveis achados nos exames de Potencial Evocado Auditivo (PEATE) e Emissão Otoacústica Evocada por Estímulo Transiente (EOATE) foram, respectivamente:
UFRJ•
Paciente do sexo masculino, 67 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson há aproximadamente 1 ano, apresenta principalmente monoaltura e velocidade de fala reduzida tanto na fala espontânea quanto na leitura de textos.
Com base nas alterações fonoaudiológicas do quadro atual, a fonoterapia deve contemplar principalmente, estratégias terapêuticas relacionadas à:
UFRJ•
Paciente idoso, vítima de acidente vascular hemorrágico, diagnosticado através de Tomografia Computadorizada de crânio. Neuroimagem revelou lesões em região cingular e aérea motora suplementar. Avaliação fonoaudiológica quanto à linguagem constatou um quadro de afasia motora importante.
Baseando-se nas alterações mais encontradas nesses casos, a reabilitação fonoaudiológica atuará principalmente:
UFRJ•
UFRJ•
Escolar do sexo masculino, 12 anos, submetido à avaliação ortográfica proveniente de queixas escolares relacionadas à escrita. Na avaliação fonoaudiológica, detectou-se dificuldades na relação entre a memória de trabalho fonológica e o desempenho ortográfico, além de incapacidade em acessar o léxico mental ortográfico.
Concordando-se com o diagnóstico fonoaudiológico, os testes mais adequados para a avaliação desses aspectos são:
UFRJ•
Paciente do sexo feminino, 40 anos, cantora profissional há 15 anos. Na anamnese fonoaudiológica, a paciente refere, atualmente, dificuldades mais frequentes na extensão vocal com descontrole na intensidade da voz durante o canto. Nunca foi submetida à avaliação fonoaudiológica e/ou otorrinolaringológica.
Assinale a alternativa que contém as principais causas para os sintomas vocais apresentados pela paciente.
UFRJ•
UFRJ•
UFRJ•
Paciente do sexo feminino, 58 anos, professora, com diagnóstico recente de Esclerose Lateral Amiotrófica, conseguindo manter parte das atividades profissionais, porém com abalos emocionais. Avaliação fonoaudiológica quanto à fala indica um quadro de disartria flácida caracterizada por presença de hipernasalidade e consoantes imprecisas.
Assinale a alternativa que, segundo Halpern e com base nos resultados da avaliação fonoaudiológica inicial, apresenta os fatores que podem influenciar no tratamento da disartria apresentada pela paciente.
UFRJ•
Paciente do sexo masculino, submetido à avaliação de Processamento Auditivo (PA) por apresentar dificuldades escolares caracterizadas pela dificuldade de prestar atenção na presença de ruído, trocas de letras na escrita e dificuldade na compreensão de leitura.
A avaliação do PA constatou alterações nas habilidades de fechamento auditivo e figura-fundo. Assinale a alternativa que configura o déficit apresentado neste caso.