Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre os animais e os seres humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as zoonoses respondem por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano, representando, portanto, um imenso desafio para a saúde pública, além de sua importância associada à segurança alimentar.

Marque a opção que cita corretamente uma doença zoonótica, de grande preocupação nas criações animais e para saúde pública.
Assinale a opção que indica o método usado como forma de prevenção da retículo-pericardite traumática em bovinos.
Sobre a fotossensibilização, enfermidade que ocorre por todo o mundo, sendo mais comum em bovinos e ovinos, assinale a afirmativa correta.
Um cão de estimação devidamente imunizado contra a raiva foi mordido por um animal com alta suspeita de raiva.
Assinale a opção que mostra como proceder mais adequadamente com relação ao cão de estimação agredido.
Nas criações de bovinos, quando um animal é reagente positivo ao teste de tuberculose, ele deve ser marcado com um “P” do lado direito da cara.
Além dessa marcação, os animais reagentes positivos devem
A Doença de Aujeszky, causada por um herpesvírus, é uma doença de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial de qualquer caso suspeito. Ela afeta bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos, e outros mamíferos, sendo todos considerados hospedeiros finais.
Assinale a opção que indica os portadores assintomáticos, que servem como fonte de infecção para outros animais.
Sobre o trato gastrointestinal em ruminantes nas primeiras semanas de vida, é correto afirmar que
Para que os microrganismos se estabeleçam e se desenvolvam no rúmen, o hospedeiro deve oferecer condições favoráveis para essa microbiota ruminal, tais como
A laminite é uma enfermidade de origem multifatorial, podendo levar a consequências graves e sistêmicas que prejudicam o bem-estar e performance dos animais.
Sobre os diferentes tratamentos para laminite em equinos, é correto afirmar que
A vacinação contra brucelose é uma medida fundamental no controle desta zoonose, e possui toda uma regulamentação que deve ser seguida pelo médico veterinário, de acordo com o PNCEBT.
Sobre a vacinação contra a brucelose em bovinos e bubalinos, é correto afirmar que
Assinale a opção que mostra a sequência correta das passagens aéreas pela árvore brônquica, das maiores para as menores.
No Brasil, a leptospirose ocorre normalmente em surtos em seres humanos e animais, associados a períodos de chuva forte, presença de roedores e mamíferos silvestres e domésticos.
No quadro clínico da leptospirose bovina, além de afetar os rins, a doença afeta o sistema
Assinale a opção que indica a principal alteração em ruminantes por uma intoxicação por excesso de ingestão de nitratos na dieta.