O processamento de artigos compreende a limpeza e a desinfecção e/ou esterilização de artigos. Esses processos devem seguir um fluxo, de modo a evitar o cruzamento de artigos não processados (sujos) com artigos desinfetados ou esterilizados (limpos). Uma das etapas desse fluxo “serve para verificar a eficácia do processo de limpeza e as condições de integridade do artigo. Se necessário, deve-se proceder novamente à limpeza ou à substituição do artigo”. Que etapa é essa?
Ao carregar a moldeira com alginato para realizar uma impressão mandibular, orienta-se pegar metade do alginato da cuba com a espátula; em seguida, colocar o alginato em um dos lados da moldeira pelo lado lingual; rapidamente comprimir o material na base da moldeira e depois pegar a outra metade do alginato da cuba com a espátula e repetir da mesma forma a colocação no outro lado da moldeira. Qual é o objetivo de executar dessa forma a colocação do alginato na moldeira?
Material que, logo após ser espatulado, tem característica higroscópica, o que significa que absorve água facilmente e, portanto, deve ser protegido por uma camada de verniz, fornecido junto com o material, ou vaselina. O trecho refere-se a qual material dentário?
Os cimentos resinosos têm propriedades físicas comparáveis com as das resinas compostas, incluindo espessura fina da película e virtual insolubilidade na boca. Cimentos resinosos são fornecidos nas seguintes formas, EXCETO:
Material para proteção pulpar, muito usado para forramentos, por sua ação antimicrobiana e por estimular a formação de dentina secundária (reacional) sobre a polpa, sendo comumente usado para capeamento pulpar direto e indireto. O trecho apresentado refere-se ao:
É contraindicada durante o período gestacional por provocar coloração acastanhada dos dentes, hipoplasia do esmalte, inibição do crescimento ósseo e outras anormalidades esqueléticas. O trecho refere-se à:
Ao atender um paciente de 12 anos de idade, o dentista identificou a necessidade de restauração de um do incisivo central permanente superior esquerdo que apresentou uma fratura da coroa sem envolvimento pulpar e solicitou ao Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) que providenciasse o material restaurador para o procedimento. Assinale a alternativa que apresenta o material a ser providenciado.
Considerando a Notação Dentária, nomenclatura utilizada mundialmente para identificação dos elementos dentários, assinale a alternativa que corresponde aos dentes definidos pelos números 26 e 43, respectivamente.
Um dos métodos mais efetivos para o controle da doença cárie é a escovação com creme dental com flúor. Em que idade, deve se iniciar a escovação dental com dentifrício fluoretado?

Em 2010, houve a execução e a divulgação do último levantamento em Saúde Bucal no Brasil, o SB Brasil 2010. Ele faz parte do processo histórico que se ampliou e se aprofundou com o Projeto SB Brasil 2003, que proporcionou um dos mais completos diagnósticos da saúde bucal dos brasileiros. Um dos objetivos específicos desse estudo foi estimar a prevalência, a extensão e a gravidade da doença periodontal para a população de 12, 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos. Sobre isso, analise o trecho a seguir:

Em todas as idades e grupos etários avaliados, o sextante ______________ manteve ao menos ____________ dentes em condição de exame periodontal, não tendo sido considerado nulo, podendo-se inferir que é o sextante no qual as perdas dentárias são as mais tardias na maior parte da população. O sextante _________________ foi o que mais se manteve hígido, embora se observe uma redução progressiva de higidez desse sextante ao longo da vida.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.