Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

A contemplação, como apreciação estética de uma obra de arte, tem como objetivo

Ao afirmar que “o mundo da experiência imediata precisa ser transformado para tornar-se o que ele é realmente”, essa linguagem filosófica pressupõe que

A Filosofia faz parte de uma das áreas de ensino do conhecimento escolar e é um tipo de conhecimento que contribui para a formação no ensino médio e para o cumprimento de suas finalidades. Considerando o Art 35 da LDB, assinale a opção que NÃO corresponde a uma finalidade do ensino médio.

Considerando a Arte, como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, é correto afirmar que seu papel libertário é efetivado quando quem a produz

A contínua valorização pelo pensamento moderno da linguagem operacional – linguagem que reduz as coisas e as pessoas à função operativa na estrutura da produção –

Associe corretamente os significados característicos da filosofia com seus respectivos períodos históricos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Filosofia contemporânea

2. Filosofia moderna

3. Filosofia medieval

4. Filosofia antiga

Coluna II

( ) Confiança na independência da razão.

( ) Desconfiança do poder da razão.

( ) Analogia da razão à ordem cósmica.

( ) Subordinação da razão à teologia

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

No que diz respeito à relação entre filosofia e ciência, assinale a afirmação que invalida a tese da “neutralidade axiológica” do saber tecnológico e do saber científico.

Considerando os princípios lógicos pré socráticos apresentados a seguir, relacione-os corretamente aos seus autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. O ar

2. A terra, a água, o ar e o fogo

3. O indeterminado.

4. A água

Coluna II

( ) Anaxímenes

( ) Tales de Mileto

( ) Anaximandro

( ) Empédocles

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

No que concerne à filosofia, à ciência e ao senso comum, relacione corretamente os tipos de conhecimentos listados a seguir com os conteúdos a eles associados, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Senso comum

2. Conhecimento científico

3. Conhecimento filosófico

4. Conhecimento estético

Coluna II

( ) espontaneidade da razão e da imaginação

( ) harmonia entre sensualidade e razão

( ) elucidação de contradição entre teses opostas

( ) investigações sistemáticas fundadas empiricamente

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

O a priori tecnológico (o saber do como fazer), pressuposto da formação do pensamento moderno, compreendido como a forma universal do modo de produção, ao tornar-se a priori político (o saber do que fazer), prova que
. A dissolução e mesmo subversão intelectual dos fatos dados é a tarefa da dimensão filosófica. O método científico também vai além dos fatos e mesmo contra os fatos da experiência imediata. O método científico se desenvolve na tensão entre aparência e realidade. A mediação entre o sujeito e o objeto do pensamento, contudo, é essencialmente diferente.
Atente para o que se afirma a seguir e escreva 1 para o que corresponder a uma mediação própria do pensamento filosófico e 2 para o que corresponder a uma mediação própria da ciência.
( ) O intermediário é o sujeito que observa, calcula e experimenta despojado de todas as suas outras qualidades. ( ) Seus objetos estão relacionados a uma consciência para a qual as qualidades concretas entram nos conceitos e em sua inter-relação. ( ) O sujeito abstrato projeta e define o objeto abstrato. ( ) Seus conceitos conservam e explicam mediações que tornaram o mundo-objeto aquilo que ele realmente é em sua continuidade histórica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: