Há vários perfis geofísicos de poços, que são utilizados na avaliação de formações. Associe os tipos de perfis de poço com as propriedades medidas ou detectadas por essas ferramentas geofísicas de avaliação de formações.
I - Raios Gama - GR
II - Potencial Espontâneo - SP III - Sônico - DT IV - Densidade - RHOB
P - detecta os raios gama defletidos pelos elétrons orbitais dos elementos da rocha. Q - mede a diferença nos tempos de trânsito da onda mecânica através da rocha. R - mede a diferença de potencial entre um eletrodo situado na superfície e outro, dentro do poço. S - mede o tempo de penetração da coluna de perfuração durante o avanço da sondagem. T - detecta a radioatividade da rocha da parede do poço.
A alternativa que contempla as associações corretas é:

Acerca dos métodos de perfilagem de poço e dos métodos potenciais e sísmicos de exploração de petróleo, julgue o item que se segue.

Os gravímetros devem ter uma precisão de medida da ordem de 10-6 gal.

A Petrofísica é responsável pela caracterização dos fenômenos físicos e químicos relacionados à estrutura porosa e sua interação com os fluidos presentes. Ela permite avaliar o potencial de exploração e de explotação da jazida, fornecendo parâmetros para a determinação da sua capacidade de armazenamento e de produção. Os parâmetros fundamentais na caracterização de petrofísica de rotina da rocha reservatório são a densidade de grãos (rho), a porosidade (phi) e a permeabilidade absoluta (K). Associe o parâmetro de caracterização à respectiva definição.

1. Densidade de grãos (rho)

2. Porosidade (phi)

3. Permeabilidade absoluta (K)

( ) Expressa a capacidade de armazenamento de fluidos nos poros de uma rocha reservatório.

( ) Mede a capacidade de um meio poroso transmitir fluido devido a uma diferença de pressão imposta.

( ) Indica a massa dos grãos sólidos por unidade de volume, excluindo o espaço de poros.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, na ordem apresentada.

Acerca dos métodos de perfilagem de poço e dos métodos potenciais e sísmicos de exploração de petróleo, julgue o item que se segue.

O método de perfilagem geofísica de poços que fornece leitura aproximada da resistividade da rocha é o de potencial espontâneo.

“Existem basicamente dois tipos de Unidades de Perfuração Marítima: as com o BOP na superfície ... e as com BOP no fundo do mar ...
Thomaz, J.E. (org.) Fundamentos de Engenharia de Petróleo. 2a Ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2004, p. 110
Unidades de Perfuração Marítima com BOP (Blowout Preventer) posicionado na superfície são

De acordo com a Resolução ANP nº 749/2018, campo de petróleo ou de gás natural maduro é o que atingiu produção maior ou igual a vinte e cinco anos ou cuja produção acumulada corresponda a, pelo menos, 70% do volume a ser produzido previsto, considerando as reservas provadas.


Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Algumas bacias onshore, vêm apresentando um aumento no fator de recuperação, como resultado da política da Petrobras de desinvestimentos de diversos campos terrestres, o que possibilitou a participação de novas empresas de pequeno e médio portes, interessadas em aumentar o volume recuperável dos campos.


( ) Nos últimos anos não foram implementados programas governamentais que trouxessem avanços importantes para o ambiente onshore e offshore. A implementação do sistema de oferta permanente de blocos exploratórios e campos marginais, como a adequação dos percentuais de royalties sobre a produção incremental gerada por novo plano de investimentos a ser executado, não trouxeram resultados relevantes para o aumento do fator de recuperação de campos maduros.


( ) As emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundos, substancialmente, do uso de fontes fósseis, como o petróleo, têm suscitado o interesse em tecnologias que visam mitigar as emissões de GEE. O interesse pela técnica de Recuperação Avançada de Petróleo, fazendo uso da injeção de CO2 (Enhanced Oil Recovery with CO2), vai além das questões climáticas, uma vez que esse método permite prolongar a vida útil de um poço.


As afirmativas são, respectivamente,

As plataformas de petróleo, peças-chave na indústria de óleo e gás natural, são estruturas responsáveis pela captação e extração desse mineral no fundo do mar.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As plataformas fixas são constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação com estacas cravadas no fundo do mar. São projetadas para receber os equipamentos e as instalações necessárias para a produção dos poços e podem ser usadas em campos localizados em lâmina d´água de até 300 metros. Nesse modelo, o controle dos poços é feito no fundo do mar, sistema conhecido como Árvore de Natal Molhada.

( ) Os FPSOs (Floating, Production, Storage and Offloading) são navios com capacidade para processar e armazenar o petróleo, e prover a transferência do petróleo e/ou gás natural.

( ) O navio-sonda é projetado para a perfuração de poços submarinos. O sistema de posicionamento do navio-sonda, composto por sensores acústicos, propulsores e computadores, anula os efeitos do vento, das ondas e correntes que tendem a deslocar o navio da sua posição.

As afirmativas são, respectivamente,

Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Existem diferentes tipos de reservatórios com mecanismos de trapeamento distintos, podendo ser eles físicos ou geoquímicos. ( ) A migração do petróleo pode, eventualmente, ser detida pelo acunhamento da camada-transportadora, ou seu bloqueio, por uma barreira diagenética ou de permeabilidade, ficando então retido em posições estruturalmente não-notáveis. ( ) A seleção de sítios de armazenamento geológico permanente é parte crucial para a avaliação da pertinência técnica, econômica e ambiental de projetos de captura e armazenamento de carbono (Carbon Capture and Storage – CCS) e daqueles que envolvam também a utilização (Carbon Capture, Utilisation and Storage – CCUS). Por sua ampla distribuição global, os reservatórios de óleo e gás e os reservatórios salinos detêm as maiores estimativas de capacidade volumétrica de armazenamento.
As afirmativas são, respectivamente,

O petróleo é um líquido que ocorre entre os grãos de rochas sedimentares porosas e permeáveis ou em cavidades interconectadas de rochas como calcário. Acerca de aspectos diversos relativos à geologia desse óleo natural, julgue o item subsequente.

Os valores de porosidade mais comuns das rochas-reservatório concentram-se na faixa de 55% a 60%.

As ocorrências de hidrocarbonetos representam uma importante fonte de energia para as atividades econômicas da atualidade, porém podem trazer severos impactos ambientais com consequências muito danosas.
Os mecanismos de extração podem acarretar o vazamento de petróleo ou gás natural no meio ambiente marinho ou continental, uma vez que os hidrocarbonetos são formados a partir:

Diante dos elevados custos associados às novas explorações de óleo, há um interesse crescente na busca pela recuperação do óleo remanescente, via técnicas avançadas ou terciárias de recuperação, como a EOR, explorando a disponibilidade de óleo contido nos reservatórios.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A injeção alternada de água e gás (WAG) é usada na recuperação avançada de petróleo. O aproveitamento do gás CO2 na injeção WAG (WAG-CO2), além do aumento do fator de recuperação de petróleo dos reservatórios, mitiga o efeito estufa por emissões de CO2.

II. A recuperação avançada de petróleo, fazendo uso da injeção de CO2 (Enhanced Oil Recovery with CO2) vai além das questões climáticas, uma vez que permite prolongar a vida útil de um poço.

III. A injeção de polímeros é um método físico de recuperação de petróleo, cujo objetivo principal é a aumento da razão da mobilidade água-óleo, resultando em uma melhor eficiência de varrido do reservatório e, consequentemente, a recuperação de petróleo do campo.

Está correto o que se afirma em

Sobre o risco exploratório, de modo geral, pode ser subdivido em dois grupos: risco geológico e risco comercial ou econômico.

Analise as afirmativas a seguir.

I. A etapa exploratória abarca uma vasta gama de decisões sob incerteza, que, aliados a outros aspectos dos processos de exploração, compõem o chamado risco exploratório.

II. O risco geológico identifica as condições favoráveis ao acúmulo de petróleo, caracterizando determinada formação como uma oportunidade exploratória.

III. O risco comercial diz respeito à economicidade de determinado campo; seu principal fator de influência são os aspectos políticos, porque eles podem afetar o regime fiscal da atividade petrolífera.

Está correto o que se afirma em

O Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás (ZNMT) é um estudo contínuo, instituído pela Portaria nº 350/2013, do Ministério de Minas e Energia (MME), realizado em ciclos bienais pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para apoiar o MME na elaboração do planejamento energético nacional.
O estudo apresenta as perspectivas geológica e econômica. Na perspectiva geológica, as bacias sedimentares são abordadas por meio da análise de plays exploratórios, na qual é contemplado o histórico das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, especialmente em termos de poços pioneiros, possíveis prospectos, acumulações (contingentes) e campos.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Um play efetivo é um modelo conceitual que representa a ocorrência concomitante dos fatores responsáveis pela formação das acumulações de hidrocarbonetos numa determinada região estratigráfica.
II. Bacia Efetiva Probabilística é a representação geográfica da união das áreas dos plays efetivos da bacia, sem qualquer segmentação interna, para evidenciar o contraste com a parte da bacia sedimentar sem expectativa de acumulações de hidrocarbonetos.
III. O play pode ser segmentado em polígonos de chances equivalentes, que são classificados em termos do fluido predominante esperado, se petróleo 12, gás não associado, ou petróleo e gás não associado.
Está correto o que se afirma em
De acordo com os dados do Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR) da ANP, em 2023, houve aumento de 6,98% nas reservas provadas de petróleo (1P), em comparação a 2022. Também houve aumento de 3,81% no volume relativo ao somatório de reservas provadas e prováveis (2P) e de 2,26% no somatório das provadas, prováveis e possíveis (3P).
Segundo o Boletim, o índice de reposição de reservas provadas (IRR 2023/2022) de petróleo foi de 183,54%, representando cerca de 2,278 bilhões de barris em novas reservas.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. As reservas provadas correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências e engenharia indica, com razoável certeza, como recuperáveis comercialmente. II. O índice de reposição de reservas indica a relação entre o volume apropriado e o volume produzido no período considerado. III. Nas reservas prováveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável, deverá ser de, pelo menos, 10%.
Está correto o que se afirma em

Sobre a técnica de perfuração direcional de poços de petróleo, analise as afirmativas a seguir.

I. Essa técnica tem proporcionado um aumento significativo na produtividade dos poços de petróleo em comparação com as técnicas tradicionais de perfuração vertical.

II. Com o uso da perfuração direcional, é possível criar poços horizontais, multilaterais e com trajetórias complexas a grandes distâncias em águas profundas.

III. Há um ganho de eficiência do processo de descoberta e o de exploração de poços com a perfuração direcional, sem a necessidade de maior investimento e utilização de equipamentos semelhantes aos utilizados na perfuração vertical.

Está correto o que se afirma em

Sobre os biomarcadores, ferramenta usada na avaliação ambiental de acidentes envolvendo petróleo e derivados, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os marcadores biológicos ou biomarcadores são compostos orgânicos derivados de organismos vivos, recentes ou pretéritos, encontrados na natureza em rochas sedimentares que mostram pouca ou nenhuma mudança na estrutura, em relação às moléculas originais encontradas nos organismos vivos.

( ) Entre os biomarcadores, os hopanos, terpanos e esteranos têm sido utilizados em estudos ambientais em função da sua alta resistência à degradação. Suas moléculas possuem alto peso molecular e se apresentam com alta concentração relativa no petróleo

( ) Os biomarcadores podem fornecer informações importantes sobre a correlação entre óleos e entre óleo e a rocha geradora, a biodegradação, a idade e o ambiente deposicional das rochas geradoras. Os biomarcadores não são capazes de fornecer informações sobre o grau de evolução térmica e os processos de migração.

As afirmativas são, respectivamente,