No quese refere aos fundamentos da educação, sua relação com a sociedade e suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o seguinte item.


A expansão da chamada escola de massa ao longo do século XX consolidou as formas de organização da vida familiar e escolar, tendo o Estado passado a ter papel secundário nas políticas públicas infanto-juvenis.

No quese refere aos fundamentos da educação, sua relação com a sociedade e suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o seguinte item.


Ao longo do século XIX, a escola transformou-se em elemento central do processo de homogeneização cultural e de invenção de uma cidadania nacional.

Cientista social, político e antropólogo, analisou o ensino público brasileiro e, em particular, as escolas do Rio de Janeiro. Suas metas para Educação eram ampliação do tempo na escola, professores competentes, mais recursos e orientação para crianças carentes e foram concretizadas com a criação, no estado do Rio de Janeiro, dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, entre 1983 e 1986. Seu nome é: