Com relação a imagens térmicas, tratamento e análise de sinais, processamento de imagens e espectroscopia de emissão por plasma induzido porlaser(LIBS), julgue o próximo item.

Métodos como a análise de componentes principais (PCA) ou a análise de componentes independentes (ICA) são usados para reduzir a dimensionalidade de grandes conjuntos de dados espectrais, facilitar a visualização e identificar padrões ocultos para a caracterização de substâncias.

A respeito das regras de associação e da análise de agrupamentos na exploração de dados, julgue o item subsequente.

O algoritmo k-means é um método de clusterização do tipo particional que requer a definição prévia do número de clusters e utiliza a média dos elementos como critério para a atualização dos centroides.