O comprometimento cognitivo leve amnéstico (CCLa) pode ocorrer como um pródromo para várias demências neurodegenerativas, bem como condições não neurodegenerativas. Portanto, a designação específica de CCLa devido à Doença de Alzheimer (DA) é empregada quando um biomarcador associado está presente no sujeito afetado. Dentre esses biomarcadores, os que marcam lesões ou degeneração neuronal são:
Paciente, 18 anos, vítima de acidente automobilístico com Traumatismo Cranioencefálico (TCE), apresenta abertura ocular após ordem verbal; reatividade pupilar preservada bilateralmente; consegue localizar o estímulo doloroso; e, profere sons incompreensíveis. Considerando as recomendações do suporte avançado de vida no trauma (Advanced Trauma Life Support – ATLS), assinale a classificação de gravidade do TCE e a pontuação do paciente de acordo com a Escala de Coma de Glasgow, respectivamente.

O índice Fractional Flow Reserve (FFR) é considerado o padrão-ouro para a detecção de isquemia miocárdica, relacionada a uma estenose específica. Ao usar o FFR em pacientes com doença arterial, o cardiologista intervencionista é capaz de distinguir com precisão entre estenoses coronarianas que induzem isquemia miocárdica e aquelas que não induzem. O FFR, por definição, representa um índice de fluxo sanguíneo máximo. Portanto, é absolutamente essencial induzir vasodilatação máxima dos dois compartimentos da circulação coronária (artérias epicárdicas ou de condutância e microvasculatura ou resistência arterial).

O valor de referência que corresponde a FFR positivo para isquemia é menor
O caso hipotético contextualiza à questão. Leia-o atentamente.

“Homem, 35 anos, é atendido no pronto-socorro após ter apresentado, há uma hora, episódio de crise convulsiva tônico-clônica generalizada com duração de, aproximadamente, 60 segundos. Relato de presença de estado pós-ictal e liberação esfincteriana. No momento da avaliação encontra-se agitado, sudoreico e com tremores nas mãos. Sem a presença de deficits focais. Sinais vitais: PA 150 x 90 mmHg; FC 125 bpm; FR: 30 irpm; tempo de enchimento capilar menor que 3 segundos. Glicemia capilar 130 mg/dL. Temperatura axilar 36,8° C. Antecedente pregresso de etilismo diário, tendo cessado há 2 dias.”
Sobre o manejo adequado do paciente, assinale a afirmativa correta.