Como são classificados os artigos que penetram na barreira da pele e mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e sistema vascular, para fins de processamentos?
Após a análise das situações de risco e dos acidentes de trabalho ocorridos com materiais perfurocortantes, a Comissão Gestora Multidisciplinar, da qual participam os enfermeiros representantes da Central de Material e Esterilização, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e da direção de enfermagem, deve estabelecer as prioridades e propor medidas de controle para a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes envolvendo as seguintes ações:
I. substituir o uso de agulhas e outros perfurocortantes quando for tecnicamente possível;
II. adotar controles de engenharia no ambiente;
III. adotar o uso de material perfurocortante com dispositivo de segurança, quando existente, disponível e tecnicamente possível;
IV. mudanças na organização e nas práticas de trabalho.
A adoção dessas medidas de controle deve obedecer à seguinte hierarquia:
A videocirurgia é um método cirúrgico minimamente invasivo que, por meio de um conjunto de equipamentos e instrumentos, permite a visualização direta de cavidades corporais com imagem de alta qualidade e resolução. Partes de equipamentos e instrumentos, tais como pinças e trocarteres, devem estar esterilizados, uma vez que serão manuseados pelo cirurgião no campo operatório e utilizados para produzir a abertura e exposição mínima da cavidade em que o procedimento é realizado. Considerados como materiais críticos, os instrumentos devem ser processados no Centro de Material e Esterilização (CME).
(Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização – SOBECC, Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde – SOBECC. 8.ed. revisada e atualizada. São Paulo, SP: SOBECC, 2021)
Considerando o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Ao serem reprocessados os instrumentais, o enfermeiro responsável deve assegurar que, na etapa de pré-umectação, pinças e trocarteres com presença de matéria orgânica ressecada sejam desmontados e imersos, em recipiente adequado, contendo solução clorada, na concentração de 200 ppm, por 10 minutos.
PORQUE
II. O ressecamento dificulta a remoção da matéria orgânica nos canais internos e nas reentrâncias do instrumental e pode favorecer o desenvolvimento de biofilmes.
Assinale a alternativa correta a respeito dessas asserções.