O PIB (Produto Interno Bruto) representa a soma (em valores financeiros) de toda a produção econômica de uma determinada região ou parcela da sociedade, durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). No que diz respeito ao PIB brasileiro, aponte a (s) alternativa (s) correta (s):

I. Neste ano de 2006, o PIB vem alcançando aumentos significativos, o que fortalece a atual política econômica do Brasil.

II. O PIB é medido pela Fundação Getúlio Vargas no Brasil.

III. Entre os fatores que compõem o PIB, a agropecuária vem obtendo os melhores desempenhos no Brasil.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

Para que o Brasil possa ter reserva financeira, foi criada uma poupança extra que, segundo o presidente Luís Inácio Lula da Silva é um sinal de que não brincaremos com a política fiscal porque nós não queremos retrocesso na economia brasileira e muito menos queremos que a inflação volte porque nós já sabemos como é essa música porque já vivemos muito tempo. Já tendo recebido o primeiro depósito, através do decreto de programação financeira publicado no Diário Oficial de 30 de maio, esta poupança recebe o nome de:

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o Brasil exportava para os EUA mensalmente, cerca de US$50 milhões em carne industrializada, no entanto a certificação da carne vendida para os EUA foi suspensa, temporariamente, no primeiro semestre deste ano, devido à(ao):

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, negou nesta quinta-feira (22/04/2010) que exista risco de uma bolha de ativos no país e que a maior economia da América Latina tenha superaquecido, e sinalizou que, caso fosse assim, tomaria medidas adequadas. Sobre os desequilíbrios cambiais globais, Mantega afirmou que não é bom que o real aumente frente ao dólar e ao iuan. O ministro sustentou que a inflação brasileira se encontra sob controle e que este ano ficará entre 4,5 e 5,5 por cento.
(Reuters http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE63L0FS20100422)

Com relação ao termo bolha de ativos, utilizado no texto acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real.

( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas.

( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo pelo ativo.

A sequência está correta em:

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, no final do primeiro semestre de 2010, qual foi o canal de atendimento bancário mais utilizado pelos usuários do sistema no Brasil, em 2009?

Analise a justificativa apresentada no site da empresa de pesquisas britânica ECA para o fato de uma cidade brasileira ter sido apontada como a mais cara para turistas do continente americano: Com a recessão se amenizando em muitas partes do mundo, a demanda por commodities aumentou, fortalecendo, consequentemente, o valor do real. Essa situação, combinada com a alta dos preços, levou localizações brasileiras de volta à lista das mais caras da América do Sul. ECA (Empresa de Pesquisas Britânica)

A cidade em questão chama-se:

Na tentativa de cativar seus clientes, muitas empresas têm oferecido um sistema de recompensa popularmente conhecido como cashback. Neste sistema, o cliente:
Questão 24 “A _____________ pode ser definida como uma taxa de inflação negativa, ou seja, abaixo de zero. É quando um índice de preços, que reflete uma determinada cesta de consumo, mostra queda na média. Isso ocorreu em junho no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice recuou 0,08%.”
(Disponível em: https://www.em.com.br. Acesso em: 30/12/2023.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Registra os valores das importações e das exportações de mercadorias. No Brasil, as contas externas são apresentadas em valores de dólares norte-americanos. Os detalhes podem ser vistos nos portais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

(Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: 05/11/2023. Adaptado.)

Trata-se dos resultados dos registros dos valores das importações e das exportações de mercadoria:
Com a crise estrutural do capital instaurada na década de 1970, os países capitalistas seguiram as orientações do Banco Mundial e instituíram contrarreformas no âmbito do Estado social. Estas orientações do Banco Mundial foram incorporadas com maior ou menor intensidade pelos países capitalistas, sob três direções essenciais, EXCETO:
O processo de reestruturação produtiva impacta as políticas de recursos humanos nas empresas, no Brasil, principalmente a partir dos anos de 1990, em alguns aspectos. Acerca desses aspectos, assinale a alternativa INCORRETA.
Governo Lula sobe tom e ameaça romper acordo com Paraguai sobre energia de Itaipu

Presidente resiste a pagar mais caro por 33% da energia vendida pelos paraguaios; vizinhos podem ir a Corte Internacional.

Em meio ao embate entre os dois sócios de Itaipu Binacional pelo valor da tarifa, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ameaça rescindir o acordo que obriga o Brasil a comprar a energia elétrica que deixa de ser consumida pelos paraguaios.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: 02/02/2024. Adaptado.)

Considerando os termos financeiros relacionados à hidrelétrica Itaipú Binacional estabelecidos pelo Tratado de Itaipú de 1973, é correto afirmar que:

O Brasil é um dos países com a maior taxa tributária do mundo; ao todo são noventa e dois tributos vigentes, divididos entre impostos federais, estaduais e municipais, taxas e contribuições. São considerados impostos estaduais:

I. IOF — Imposto sobre Operações Financeiras.

II. ICMS — Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

III. IPVA — Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

IV. IPTU — Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Está correto o que se afirma em

São 1.630 quilômetros que cortam Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, passando por 177 cidades que possuem um rico acervo histórico, cultural, artístico, gastronômico, rural e religioso. As belezas naturais da região, como serras, cachoeiras, rios e florestas, também integram o patrimônio da Estrada Real. A Estrada Real remonta a:
Açaí brasileiro ganha o mundo e vira febre lá fora

[...] As exportações de derivados do açaí cresceram exponencialmente nos últimos anos. Apenas entre 2019, antes da pandemia, e 2022, o aumento foi de 132,5%, segundo cálculos das duas entidades baseados no Comex Stat (plataforma de dados de comércio exterior do governo federal). Os principais importadores hoje são Estados Unidos, Japão, Austrália e países europeus, mas há um interesse crescente em outros mercados do oriente, sobretudo China, Singapura e Índia.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: 09/02/2024.)

O Brasil é o país que mais produz açaí no mundo; a popularidade do fruto tem sido um fator relevante para a economia nacional. O açaí é um fruto nativo característico de qual região do Brasil?
Veículos criam séries e documentários pelos 30 anos do Real
Na segunda-feira, 1º de julho, completaram-se 30 anos do início da circulação do Real. A moeda brasileira, no entanto, começou a ser planejada bem antes, como parte do Plano Real, estratégia do Ministério da Fazenda da época para tentar controlar a hiperinflação e aumentar o poder de compra no país. O sucesso do plano e a estabilização da moeda brasileira faz com que os 30 anos do Real sejam alvo de conteúdos especiais por parte de veículos nacionais de mídia. Além da cobertura a respeito das três décadas da moeda, alguns veículos produziram especiais sobre a história do plano que estabilizou a economia brasileira, contextualizando a situação econômica da época e seus desdobramentos posteriores.
(Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia. Acesso em: junho de 2024.)
A moeda real fazia parte do “Plano Real”, criado por Fernando Henrique Cardoso, na época ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco. Lançado em fevereiro de 1994, o programa tinha o objetivo de, entre outros fatores:
O estado de São Paulo São Paulo possui uma história tão rica que conta a vida de uma nação, uma nação que abriga em seu território, sem exagero, características de todos os cantos do mundo. Essa história começou com um povo desbravador, bandeirante, que subiu serras e abriu florestas para marcar seu território em uma localização topográfica que, do ponto de vista da segurança, era perfeita. Atualmente, a região está consolidada como uma das maiores potências econômicas e políticas do mundo, segue em pleno desenvolvimento e abriga pessoas do mundo todo.
(Disponível em: www.saopaulo.sp.gov.br. Acesso em: 28/02/2023.)

São consideradas características da economia do estado de São Paulo, EXCETO:
Brasil cai duas posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU
De acordo com dados divulgados pela ONU, o Brasil recuou duas posições no ranking de desenvolvimento humano. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil atingiu 0,76 em 2022. Quanto mais perto de “1,0”, melhor a situação do país. (Disponível em: https://cultura.uol.com.br. Acesso em: abril de 2024.)
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) considera como indicadores: saúde, renda e
“O _________ é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Foi criado em 1968 e, ao longo desses 50 anos, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo. Reavaliado a cada quatro meses, o índice é resultado de uma carteira teórica de ativos. É composto pelas ações e units de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios descritos na sua metodologia, correspondendo a aproximadamente 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Página 1