Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

Atenção: Para responder às questões de números 19 e 20, considere o fragmento, transcrito abaixo, como parte de um convite enviado a uma Autoridade.

        Enviamos ...... o convite para a cerimônia de inauguração

do nosso Espaço Cultural, no próximo sábado.

       Esperamos contar com a ...... presença nesse evento,

tão importante para nossa cidade.

                                              A ......., Senhor Leonardo Pataca

Se o convite estiver sendo enviado ao Prefeito de sua cidade, as lacunas estarão corretamente preenchidas por

Julgue os itens a seguir com base no Manual de Redação da Presidência da República.

A hierarquia existente entre o remetente e o destinatário determina o pronome de tratamento a ser utilizado nas correspondências oficiais.

Senhor Ministro,

Convido Vossa Excelência a participar da sessão de encerramento do Fórum Nacional da Educação Básica, a se realizar em 18 de maio de 2014, às 20 horas, no auditório do Ministério da Educação, localizado na Esplanada dos Ministérios, nesta capital.

Considerando o fragmento de comunicação oficial acima, julgue os itens a seguir, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Caso o remetente dessa comunicação seja um ministro de Estado, o fecho adequado será Atenciosamente.

Julgue os itens que se seguem, acerca de redação oficial e correção gramatical.

Nas comunicações oficiais dirigidas a um ministro de Estado, deve-se empregar o tratamento "Senhor Ministro".

Com referência aos requisitos da correspondência oficial, julgue os
itens que se seguem.

É facultado o emprego do tratamento digníssimo nas comunicações oficiais dirigidas aos chefes de poder, especialmente ao presidente da República, autoridade máxima da Federação.

Julgue os itens seguintes, acerca de correspondências oficiais.

O uso de forma de tratamento específica em determinado documento é definido por critérios ligados a questões de ordem hierárquica e à área de atuação do destinatário.

Julgue os itens seguintes, acerca de correspondências oficiais.

Em um documento encaminhado por ministro a um bispo brasileiro, deve ser empregada a forma de tratamento Vossa Excelência Reverendíssima.

Considerando as normas que regem a redação oficial, julgue os
próximos itens.

No caso de o destinatário de expediente oficial ser uma alta autoridade do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, o remetente, quando a ele se dirigir, deve empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência.