Questões de Concursos

selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.

Publicidade
O Ministério da Educação (MEC) instituiu, por meio da Portaria nº 502/2025, um programa destinado a coordenar iniciativas do governo federal voltadas à educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária para estudantes da educação básica. O programa também busca atender especialmente os beneficiários do programa Pé-de-Meia. Qual é o nome dessa iniciativa do MEC?
Um ACE atua em um bairro com baixa adesão popular às ações de prevenção da dengue e precisa engajar os moradores na eliminação de criadouros. Considerando os princípios da mobilização social, assinale a alternativa que descreve a estratégia educativa mais eficaz.
Para estimular investimentos em infraestrutura digital e posicionar o país como um polo global de tecnologia sustentável, o Brasil busca alternativas, como a implementação de uma nova política voltada ao setor de data centers. Considerando as características dessa iniciativa, qual das alternativas reflete com precisão esse marco tecnológico?
O planejamento na Administração Pública pode ser decomposto em três níveis: estratégico, tático e operacional. Assinale a alternativa que corresponde a característica de planejamento operacional.
O monitoramento é o acompanhamento contínuo de um programa, realizado por meio da coleta e da análise de informações sobre a execução do programa. Qual é uma das finalidades do monitoramento?
Ao se desenhar uma política pública, a administração municipal deverá levar em conta:
Em relação à Administração Pública no Brasil e o contexto social, analise as afirmativas a seguir:
I. As áreas de desigualdades incluem as esferas política (direitos de voto, liberdade de expressão e de reunião), de acesso e qualidade de direitos sociais (educação, saúde, moradia etc.), entre gênero, raça e religião, bem como a dimensão econômica (como propriedade e renda).
II. A denominada constituição cidadã inovou ao incorporar um conjunto de princípios e obrigações próximos da perspectiva universalista em termos de Estado de bem-estar social, sem, contanto, abdicar de diversos resquícios do modelo corporativista.
III. O funcionamento do setor público brasileiro não consegue enfrentar as notórias assimetrias entre regiões e classes sociais. As tentativas de reformas, como a de 1995, baseadas em teorias e experiências internacionais que não reconhecem dimensões da formação histórica, das bases sociais e das raízes culturais do Estado brasileiro, fracassam por sofrer resistências internas e externas.

Assinale
Publicidade