Questões de Concursos

Filtre e encontre questões para seus estudos.

A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivos o atendimento das necessidades dos consumidores; o respeito à sua dignidade, saúde e segurança; a proteção de seus interesses econômicos; a melhoria da sua qualidade de vida; e a transparência e harmonia das relações de consumo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) consiste, também, em mecanismo de proteção das relações de consumo. Os princípios constantes do CDC incluem

a proteção do consumidor mediante a presença do Estado no mercado de consumo.

Com base no CDC, julgue os itens subsequentes.

Define-se serviço como qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, inclusive de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, mediante ou não de remuneração, desde que decorrente das relações de caráter trabalhista.

No que diz respeito às normas para outorga e prorrogações das concessões e permissões de serviços públicos e com base na Lei n.º 9.074/1995, julgue os itens a seguir.

Se determinada empresa privada pretender transportar carga por meio rodoviário, ela só poderá fazê-lo se lhe for concedida autorização.

Classificar é o processo de reunir coisas, ideias ou seres em grupos, de acordo com o seu grau de semelhança, com o objetivo de ordenar uma multiplicidade de conceitos, ideias, informações em uma classe. A respeito da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens em seguida.

A atual estrutura interna da CDU a está transformando em uma verdadeira classificação enumerativa.

A respeito de gestão de resultados na produção de serviços públicos, balanced scorecard, comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, e noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos, julgue os próximos

Considere que um gestor público tenha transmitido uma ordem aos seus funcionários e não tenha recebido feedback. Nessa situação, não houve processo de comunicação, visto que o gestor não pôde avaliar o correto entendimento da orientação recebida.

As normas brasileiras cujo conteúdo é de responsabilidade dos comitês brasileiros (ABNT/CB) e dos organismos de normalização setorial (ABNT/ONS) são elaboradas por comissões de estudo (CE) formadas por representantes dos setores envolvidos. Por meio dessas normas, são fixadas exigências para orientar a preparação e a compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos; uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas; estabelecer os requisitos para a redação e a apresentação de resumos; estabelecer os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices; entre outras exigências. Com base nas referidas normas, julgue os itens a seguir.

Caso o título de um periódico contenha sigla ou constitua-se de uma sigla, esta deve ser descartada, abreviando-se o resto do título.

A respeito de engenharia de software, julgue os itens de 91 a 100.

Gestão de configuração é uma disciplina técnica e administrativa que tem como objetivos a identificação e a documentação das características funcionais e físicas de um item de configuração, o controle de mudanças dessas características e a verificação de conformidade com os requisitos especificados.

A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivos o atendimento das necessidades dos consumidores; o respeito à sua dignidade, saúde e segurança; a proteção de seus interesses econômicos; a melhoria da sua qualidade de vida; e a transparência e harmonia das relações de consumo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) consiste, também, em mecanismo de proteção das relações de consumo. Os princípios constantes do CDC incluem

incentivo à criação, pelos consumidores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.

Com base no CDC, julgue os itens subsequentes.

Conceitua-se fornecedor como toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, que desenvolve atividade de produção, criação, distribuição ou comercialização de produtos ou de prestação de serviços.

Tendo em vista que a Lei de Acesso à Informação é um instrumento que auxilia o exercício de um direito constitucional dos cidadãos, o de acesso às informações públicas, julgue os itens a seguir.

O acesso à informação, contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade deverá ser feito por cópia com certificação de que confere com o original.

Com relação a servidores de correio eletrônico e antispam, julgue os itens que se seguem.

Quando um serviço de correio eletrônico disponibiliza o IMAP (Internet message access protocol) para o usuário final, este utiliza um software cliente de email para manipular e manter suas mensagens no servidor de correio eletrônico.

O uso da indexação exaustiva permite uma indicação precisa do assunto específico de que trata o documento/obra e a disponibilização de diversos pontos de acesso para facilitar a recuperação da informação desejada pelo usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

O indexador deve ler inteiramente um documento impresso para conhecer, com detalhes, o seu conteúdo e realizar o trabalho de indexação de maneira eficiente.
Página 1