Sobre a depressão e o comportamento suicida na infância e na adolescência, assinale a afirmativa INCORRETA.
LC, 52 anos, sexo masculino, apresenta transtorno mental há 30 anos, caracterizado por períodos em que fica insone, agitado, fala sozinho e diz ser perseguido por seus familiares, que fizeram um “pacto” para matá-lo. Segundo irmão, já teve cerca de cinco “surtos” idênticos, após os quais nunca mais foi o mesmo (não voltou a trabalhar, isolou-se socialmente, não cuida mais da aparência e não tem iniciativa para tomar decisões). Acompanhante diz que “desta vez está diferente”, tem se alimentado pouco, fala insistentemente que é culpado pelos problemas da família e se sente inútil, apresentando ideação suicida sem planejamento. Ao exame psíquico, lentificação psicomotora e humor deprimido.
Em relação ao caso citado, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação ao transtorno de personalidade borderline, assinale a afirmativa INCORRETA.
O comprometimento cognitivo leve
Em relação aos transtornos de personalidade antissocial, NÃO se pode afirmar:
De modo geral, os transtornos de ansiedade englobam as manifestações patológicas de pelo menos três estados emocionais distintos: ansiedade, medo e pânico. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é o protótipo clínico dos transtornos do estado emocional de ansiedade.
Sobre o TAG, assinale a afirmativa INCORRETA.
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) geralmente começa logo após a experiência do estressor, mas o início pode ser retardado em meses ou anos. O transtorno é crônico para muitas pessoas, mas os sintomas flutuam e costumam piorar durante situações de estresse.
Qual das alternativas indicadas a seguir mostra um tratamento farmacológico de primeira linha para o TEPT?
RB, 32 anos, sexo masculino, apresenta comportamento desorganizado, risos imotivados e discurso de cunho persecutório há duas semanas, segundo familiares. Negam episódio ou tratamento psiquiátrico prévios. Paciente relata que, há 20 dias, fez uso de cannabis uma única vez, estando abstinente, desde então.
A hipótese diagnóstica para o caso é de
De acordo com o CANMAT (2018), em relação ao tratamento da depressão bipolar, assinale a alternativa INCORRETA.
Descartando condições médicas gerais e o uso de substâncias, qual episódio de humor, segundo critérios do DSM-V, pode ser caracterizado com apenas quatro dias de história?
Dentre as alternativas indicadas a seguir, qual delas apresenta os dois principais fatores de risco para o suicídio?
Diversos estudos têm ajudado os médicos e profissionais da saúde que lidam com pacientes dependentes de tabaco a entender os aspectos clínicos envolvidos no hábito de fumar crônico.
Entre as alternativas indicadas a seguir, assinale a INCORRETA a respeito das características clínicas do tabagismo.
A eletroconvulsoterapia (ECT) tem sido utilizada de forma eficaz como indicação primária ou secundária para tratamento de algumas condições médicas.
Dentre as alternativas a seguir, qual NÃO deve ser considerada nessa modalidade de tratamento?
Qual alternativa a seguir contém os sinais, sintomas e o manejo correto na intoxicação por lítio?