No Brasil, o preço do gás natural é estabelecido para os diferentes estágios da cadeia de suprimento. Já as tarifas do gás natural para o consumidor final são determinadas para os diferentes grupos de usuários finais. Assim sendo, analise as afirmativas a seguir:
I. Os principais componentes da tarifa do gás natural para o usuário final são: a) custo na boca do poço (o do gás natural propriamente dito ou da commodity); b) custo do transporte e c) custo da distribuição local.
II. O custo da commodity, na maioria dos casos, é determinado por uma fórmula paramétrica, que contém uma cesta de preços internacionais de outras commodities, tais como o aço, gasolina, ou carvão.
III. A tarifa final para um consumidor é expressa em R$/m3, sem estar vinculada a um poder calorífico de referência, e livremente negociada entre o consumidor e a distribuidora.
Assinale:
FGV•
A análise das cinco forças de Porter faz parte do(a):
FGV•
Por desvio-padrão entende-se:
Analise as afirmativas que complementam o texto a seguir:
Tradicionalmente, num mercado de gás natural integrado e verticalizado, o produtor de gás natural vende o gás produzido a uma companhia transportadora, que, utilizando gasodutos próprios, entrega o gás a uma empresa distribuidora local, que, por sua vez, comercializa o gás natural com os consumidores finais. Contudo, a indústria do gás natural está experimentando mudanças desafiadoras nestes tempos de liberalização. O setor do gás natural está submetendo-se a uma reestruturação fundamental, que está ligada à desverticalização das atividades e à liberalização dos mercados de gás.
Nesse contexto, a regulação econômica tem papel de destaque, cabendo a ela:
I. garantir a maximização da remuneração das empresas públicas ou de economia mista que atuam no setor de forma monopolista;
II. garantir o interesse público, proporcionando tarifas que remunerem os serviços, mas considerando também os interesses dos consumidores e a qualidade dos produtos ofertados;
III. determinar o planejamento centralizado da expansão de toda a indústria do gás natural.
Assinale:
Qual tipo de metal deve ser usado nos equipamentos das refinarias para suportar acidez elevada de alguns tipos de petróleo?