Questões de Concursos

selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.

Publicidade
Os prazos para emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), segundo a Lei nº 8.213/91, no caso de um acidente que resultou em morte e no caso de um acidente do trabalho que não tenha resultado em morte, são respectivamente:
A Instrução Técnica (IT) nº 17/2025 – Brigada de Incêndio, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, indica que as atribuições da Brigada se dividem em 2 tipos, a saber: ações de prevenção e ações de emergência. São, respectivamente, exemplos desses 2 tipos de ações:
Em uma determinada empresa, durante um período de observação em 2024, houve acidentes de trabalho que resultaram em 91 dias de afastamento, além de 9 dias debitados. A empresa contou, ao longo do período, com 1.000 empregados. Cada empregado trabalhou 1.000 horas. Com base na NBR 14280, o valor da taxa de gravidade no período é:
Em uma determinada empresa, durante um período de observação em 2024, houve 10 acidentes de trabalho. A empresa contou, ao longo do período, com 1.000 empregados. Cada empregado trabalhou 1.000 horas.

Com base na NBR 14280, o valor da taxa de frequência no período é:
Em uma inspeção a um local de trabalho, constatou-se a presença de cromo na forma de pó como parte do processo produtivo de cromagem eletrolítica.

Com relação ao adicional de insalubridade nesse caso, é correto afirmar que é devido em grau
Em uma operação de mudança de lugar de um arquivo de aço extremamente pesado, realizada por uma equipe de trabalhadores, ocorreram as seguintes situações: i) o arquivo caiu sobre o pé de um deles e houve fratura; ii) em outro momento, um trabalhador torceu o braço, foi ao pronto socorro e não retornou; iii) um terceiro trabalhador desenvolveu, após alguns meses durante os quais executou este mesmo tipo de atividade de transporte de cargas pesadas, uma hérnia de disco; iv) o arquivo tombou e ficou amassado.

Com relação à Lei nº 8.213/1991, as situações apresentadas são caracterizadas, respectivamente, como:
A NR-1, estabelece as situações que demandam a adoção de medidas administrativas e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como, por exemplo, durante a implantação das medidas de proteção coletiva. Outros exemplos dessas situações são:
Entender as condições de trabalho é fundamental para a determinação dos perigos e acidentes possíveis. Em uma situação de trabalho, utilizou-se um guindaste para transportar um tanque contendo 500 litros de ácido concentrado. O tanque caiu, atingindo a perna de um trabalhador, que sofreu fratura. Quando o tanque bateu no chão, parte do conteúdo foi lançada contra o rosto de um segundo trabalhador, que se queimou.

Com base no anexo I da NR-1, Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, identificam-se, na situação de trabalho descrita, os seguintes exemplos de perigo, de evento perigoso e de consequência:
A articulação entre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) se dá em diferentes momentos, como, por exemplo:
Em uma inspeção a um local de trabalho, constatou-se a presença de pó de manganês como parte do processo produtivo.

Com relação ao adicional de insalubridade nesse caso, é correto afirmar que é devido em grau
A conceituação de quais são os diferentes elementos que podem constituir uma atividade produtiva é importante para que possam ser identificados, em cada um destes elementos, os perigos ou fatores de risco que estão ou que poderão estar presentes e as correspondentes medidas de controle. Segundo a NR-1, um canteiro de obra, uma frente de trabalho e um estabelecimento, são, respectivamente:
A NR-9, ____________________, em vigor desde 03 de janeiro de 2022, em um de seus anexos, indica a eventual necessidade de monitoramento e faz referência à norma regulamentadora ___________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
A NR-1 estabelece uma sequência na estratégia de controle dos riscos, em relação aos fatores de risco. Fazem parte desta sequência:
Segundo a NR-6, que trata de equipamentos de proteção individual (EPI), na especificação de um determinado equipamento de proteção individual, deve-se observar
Em um laboratório de pesquisas, há os seguintes equipamentos e materiais: i) um medidor de espessura que utiliza radiação ionizante, ii) um tanque de ensaios contendo efluentes domésticos, iii) um ventilador de alta vazão, bastante ruidoso, iv) diversos frascos de reagentes utilizados em reações de acidificações e neutralizações e v) sacos de cimento 20 kg, cujo conteúdo é utilizado em experimentos.

Com base exclusivamente na NR-9, identificam-se nestes cinco materiais e equipamentos, respectivamente, agentes
Publicidade