Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

O hipoclorito de sódio (NaOCl) é bastante usado na irrigação endodôntica devido às suas propriedades antimicrobianas e capacidade de dissolver tecidos necrosados. Porém pode apresentar alguns riscos através da extrusão do mesmo nos tecidos periapicais, o que o que pode causar irritação ou lesão nos tecidos periapicais, levando a dor, inflamação ou até necrose dos tecidos adjacentes.

Após um extravasamento de hipoclorito de sódio, qual é a conduta inicial mais indicada para minimizar os danos aos tecidos?

Sobre o Capítulo V, do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, previsto na Lei 8080/90, analise as afirmativas.

I. Caberá aos Estados, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena;

II. Os Estados, Municípios, outras instituições governamentais e não-governamentais poderão atuar complementarmente no custeio e execução das ações;

III. Em situações emergenciais e de calamidade pública: a União deverá assegurar aporte adicional de recursos não previstos nos planos de saúde dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena;

IV. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado.

Assinale a alternativa correta.

Sobre Osteíte Condensante, analise as afirmativas a seguir, utilizando V para a(s) VERDADEIRA(S) e F para a(s) FALSA(S).

( ) também chamada osteomielite esclerosante focal, osteomielite crônica esclerosante focal ou osteíte esclerosante;

( ) a lesão da osteíte condensante apresenta uma margem radiolúcida que indica presença de infecção ativa na área periapical;

( ) a osteíte condensante se traduz como uma resposta dos tecidos ósseos perirradiculares a uma agressão de baixo estímulo inflamatório ou microbiano, ambos com origem na polpa dental, caracterizada por crescimento ósseo periódico;

( ) o aspecto radiográfico da osteíte condensante tem sido descrito como uma massa densa e uniforme;

( ) O tratamento da osteíte condensante é geralmente cirúrgico.

Assinale a alternativa correta.

Paciente com queixa de dor na boca que tem início rápido, intensificada frequentemente por dentifrício e alimentos quentes ou condimentados. Gengiva livre e inserida apresentam um aumento difuso com eritema brilhante e perda do pontilhado normal. Alteração limitada a gengiva.

Qual possível diagnóstico?

As imagens radiográficas apresentam sobreposição que podem dificultar ou inviabilizar o processo de diagnóstico. Contudo, existem técnicas que podem minimizar, e até eliminar, essas sobreposições. As técnicas de Clark e Le Master são umas delas, que têm a finalidade de dissociar as imagens, podendo assim, visualizar corpos estranhos, processos patológicos e anomalias, e dissociar raízes e canais radiculares.

Sabendo disso, como é realizada a técnica de Le Master?

O diagnóstico endodôntico é obtido através de uma série de informações, advindas do confronto da queixa principal do paciente com inspeção bucal, testes clínicos pulpares (teste térmico - frio e quente; e teste elétrico, e os menos usados a anestesia seletiva, o teste de cavidade e a transiluminação e perirradiculares, sondagem periodontal e exame radiográfico.

Em relação ao diagnóstico endodôntico, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.