Questões Direito Processual Penal Incondicionada

João, condenado definitivamente pelo crime de violação de domicílio, foi preso em fl...

Responda: João, condenado definitivamente pelo crime de violação de domicílio, foi preso em flagrante pelo crime de receptação de veículo, ocorrido no mês anterior. Pedro, o proprietário do veículo subtra...


Q100125 | Direito Processual Penal, Incondicionada, Analista Processual, TJ RR, CESPE CEBRASPE

João, condenado definitivamente pelo crime de violação de domicílio, foi preso em flagrante pelo crime de receptação de veículo, ocorrido no mês anterior. Pedro, o proprietário do veículo subtraído, registrou a ocorrência de roubo. João afirmou perante a autoridade policial que adquiriu o veículo de uma pessoa desconhecida no dia anterior à sua prisão, mediante o pagamento de trezentos reais, e que havia combinado com o vendedor que retornaria na semana seguinte para receber o licenciamento anual do veículo, que estava sem o estepe e sem o aparelho de som, tendo Pedro, por isso, sofrido prejuízo de novecentos reais.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

A ação penal é de iniciativa pública do Ministério Público, mas condiciona-se à representação de Pedro.

David Castilho
Por David Castilho em 07/01/2025 06:18:58🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

De acordo com o Código Penal Brasileiro, a ação penal nos crimes de receptação é pública incondicionada, ou seja, independe da manifestação de vontade da vítima. Portanto, no caso apresentado, não é necessária a representação de Pedro para que o Ministério Público possa iniciar a ação penal contra João pelo crime de receptação de veículo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.