Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a...
Responda: Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando,...
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Por Marcos de Castro em 01/01/2025 23:41:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
O currículo na perspectiva crítica da Educação é entendido como um instrumento que reflete as relações de poder e os interesses presentes na sociedade. Dessa forma, vamos analisar cada uma das afirmações:
I. Correto. O currículo é influenciado pelo contexto escolar e pelas práticas pedagógicas adotadas, sendo uma construção social que reflete as decisões e determinações da escola.
II. Correto. O currículo não é apenas um conjunto de disciplinas a serem ensinadas, mas sim uma proposta educacional mais ampla que envolve a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente.
III. Incorreto. O currículo não é uma realidade objetiva imutável, mas sim uma construção social passível de intervenções e transformações. O conteúdo não é uma condição lógica do ensino, podendo ser adaptado e modificado de acordo com as necessidades educacionais.
IV. Incorreto. O currículo não necessariamente expressa a harmonia de valores dominantes, podendo também refletir conflitos e contradições presentes na sociedade.
Portanto, a afirmativa correta é a II.
O currículo na perspectiva crítica da Educação é entendido como um instrumento que reflete as relações de poder e os interesses presentes na sociedade. Dessa forma, vamos analisar cada uma das afirmações:
I. Correto. O currículo é influenciado pelo contexto escolar e pelas práticas pedagógicas adotadas, sendo uma construção social que reflete as decisões e determinações da escola.
II. Correto. O currículo não é apenas um conjunto de disciplinas a serem ensinadas, mas sim uma proposta educacional mais ampla que envolve a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente.
III. Incorreto. O currículo não é uma realidade objetiva imutável, mas sim uma construção social passível de intervenções e transformações. O conteúdo não é uma condição lógica do ensino, podendo ser adaptado e modificado de acordo com as necessidades educacionais.
IV. Incorreto. O currículo não necessariamente expressa a harmonia de valores dominantes, podendo também refletir conflitos e contradições presentes na sociedade.
Portanto, a afirmativa correta é a II.