Questões Direito Penal Fato tipico

Considere a seguinte situação hipotética. Alberto, pretendendo matar Bruno, desferiu...

Responda: Considere a seguinte situação hipotética. Alberto, pretendendo matar Bruno, desferiu contra este um disparo de arma de fogo, atingindo-o em região letal. Bruno foi imediatamente socorrido e leva...


Q180848 | Direito Penal, Fato tipico, Defensor Público, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a direito penal, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética. Alberto, pretendendo matar Bruno, desferiu contra este um disparo de arma de fogo, atingindo-o em região letal. Bruno foi imediatamente socorrido e levado ao hospital. No segundo dia de internação, Bruno morreu queimado em decorrência de um incêndio que assolou o nosocômio. Nessa situação, ocorreu uma causa relativamente independente, de forma que Alberto deve responder somente pelos atos praticados antes do desastre ocorrido, ou seja, lesão corporal.

Usuário
Por Jenniffer Santos da Rocha em 02/06/2023 16:44:27
Resposta correta é "Errado", porque aplica-se a Teoria da Causalidade Adequada prevista no § 1º, art. 13/CP.
Alberto não responderá pelo resultado morte, de Bruno, pois não foi ocasionado efetivamente pela conduta daquele, mas sim por causa do incêndio que é uma Concausa Superveniente Relativamente Independente que por si só produziu o resultado. Todavia, Alberto responderá pelos atos até então praticados, que é de homicídio tentado, e não por lesão corporal como diz o enunciado.
Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 03/06/2023 07:45:49🎓 Equipe Gabarite
O incêndio, por tratar-se de uma causa superveniente relativamente independente, que produziu por si só o resultado, rompe com o nexo causal e o agente só responde pelos atos até então praticados (CP, art. 13, § 1o). Isto é, homicídio tentado.

Responde por tentativa de homicídio.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.