De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela:
a) É passiva, portanto, absorve os valores de seu contexto histórico-cultural e se forma conforme a classe em que está inserida.
b) É ativa, mas os novos sentidos que o sujeito pode vir a atribuir dependem de seu desenvolvimento cognitivo e de sua inteligência, que, por sua vez, são fatores hereditários.
c) Não é passiva, tampouco ativa, uma vez que a constituição subjetiva, por ocorrer de forma espontânea, não é passível de interferências por parte da própria pessoa.
d) É passiva, pois os valores de sua cultura são imperativos, cabendo a ela apenas reconhecer seus efeitos e, futuramente, autoconhecer-se e, caso deseje, trabalhar para mudar a cultura.
e) É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade.