Questões Enfermagem Urgência e Emergência

O transporte intra-hospitalar de pacientes em situação grave é condição em que há a ...

Responda: O transporte intra-hospitalar de pacientes em situação grave é condição em que há a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar. ...


Q359333 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O transporte intra-hospitalar de pacientes em situação grave é condição em que há a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar. Realizar o transporte de pacientes é uma atividade freqüente e complexa, que demanda experiência e competência dos profissionais envolvidos e requer que os materiais e os equipamentos encontrem-se em perfeitas condições de uso. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

São exemplos de complicações freqüentes associadas ao transporte de pacientes em estado grave: a alteração dos níveis de pressão arterial, parada cardiorrespiratória, arritmias cardíacas, insuficiência respiratória, obstrução das vias aéreas, extubação, alterações do nível de consciência, hipoglicemia ou hiperglicemia.

David Castilho
Por David Castilho em 12/01/2025 22:18:39🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O transporte intra-hospitalar de pacientes em situação grave é uma atividade que requer cuidados especiais, pois o paciente já se encontra em estado delicado e qualquer complicação durante o transporte pode agravar seu quadro clínico.

As complicações mencionadas no enunciado são de fato frequentes durante o transporte de pacientes em estado grave. Alterações nos níveis de pressão arterial, parada cardiorrespiratória, arritmias cardíacas, insuficiência respiratória, obstrução das vias aéreas, extubação, alterações do nível de consciência, hipoglicemia ou hiperglicemia são situações que podem ocorrer e que exigem uma atuação rápida e eficaz da equipe de saúde responsável pelo transporte.

Portanto, a afirmativa de que essas complicações são frequentes durante o transporte de pacientes em estado grave está correta. É fundamental que os profissionais envolvidos estejam preparados para lidar com essas situações e que os materiais e equipamentos estejam em perfeitas condições de uso para garantir a segurança e o bem-estar do paciente durante o transporte.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.