O Brasil abriga hoje 5.208 refugiados, sendo os colombianos e os angolanos quase metade dos estrangeiros com o status. É o que mostram dados atualizados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, obtidos pelo Gl. Os números revelam que os pedidos de refúgio no país têm crescido exponencialmente ao longo dos anos. Em 2013, foram 5.256, ante 566 em 2010. As solicitações aceitas também aumentaram: de 126, em 2010, para 649 no ano passado.
(Disponível em: www.gl.globo.com - em 24/04/2014, às 11h2 7.)
Dentre as afirmativas a seguir, marque aquela que conceitua corretamente a condição de refugiado.
a) Condição no qual um indivíduo conquista a titularidade de dupla ou tripla nacionalidade, sendo integrante de dois ou mais nações.
b) Cidadão retirante de um país por decreto de autoridade vigente, como pena ou castigo, devido às ações de inconformismo político.
c) Indivíduo que não é titular de qualquer nacionalidade, ou seja, é uma pessoa que não é considerado nacional por qual quer Estado constituído do planeta.
d) Migrante que deixa seu país natal para ir a outro com a intenção de morar e trabalhar por tempo determinado ou indeterminado, vivendo ilegalmente por uma melhor condição de vida e de trabalho com remunerações melhores.
e) Pessoa que necessita estar fora do seu país em função de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais ou devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.