Tradicionalmente, e isto ainda é patente em livros de
didáticos de ensino de literatura, apresenta-se a produção
literária tripartida nos gêneros épico, lírico e dramático, com
o épico correspondendo a obras narrativas em verso e
prosa, o lírico correspondendo à poesia sentimental ou
reflexiva, e o dramático correspondendo à produção teatral
escrita. Mediante a diversidade de obras literárias, a teoria
vigente que mais se fixou no ensino de literatura quanto à
tripartição de gênero corresponde ao
a) anarquismo de gênero, porque se passou a produzir
literatura ignorando-se as formas correspondentes aos
gêneros de referência da tripartição.
b) variacionismo de gênero, pois, uma vez que as línguas
variam em seus usos, a literatura também varia porque
é produto escrito das línguas.
c) hibridismo de gênero, mediante a heterogenia comum a
diversas obras literárias, que exclui a possibilidade
obras estanques para cada gênero da tripartição.
d) multimodalismo, mediante o princípio de que os textos
literários são produzidos em relação a
condicionamentos socialmente instituídos.