Questões de Concursos Comunicação

Resolva questões de Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q657126 | Técnicas de Vendas e Negociação, Comunicação, FCC, 2020

Ao terminar de realizar um atendimento telefônico, o auxiliar operacional de uma Assembleia Legislativa precisou anotar alguns dados, dentre eles o nome completo do cidadão-usuário, para posteriormente entrar em contato. Todavia, defrontou-se com um sobrenome de ortografia complexa, o que tornou necessária a confirmação ortográfica. Diante dessa situação, a técnica recomendada consiste em aplicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q255673 | Administração Pública, Comunicação, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A respeito do processo de comunicação em organização e dos seus componentes, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q159035 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

A comunicação e relação interpessoal são apresentadas como habilidade interpessoal e comunicação, também chamadas de habilidades humanas e são consideradas extremamente necessárias na vida de um administrador, em função de proporcionar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q150908 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber símbolos aos quais são agregados significados de uma pessoa a outra. Qual fator pode dificultar a comunicação interpessoal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q150620 | Psicologia, Comunicação, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

O processo de comunicação está sujeito a uma série de fatores que podem dificultar ou prejudicar a comunicação entre as pessoas. Uma dessas barreiras é a filtragem que se refere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q148075 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

Oferecer feedback é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q192263 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Administrador, EMBRATUR, FUNIVERSA

O processo de comunicação humana está sujeito à existência de barreiras obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas e males. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q185866 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma adequada gestão de pessoas envolve uma cuidadosa seleção de canais de comunicação e relacionamento com colaboradores. Os canais de comunicação podem ser hierarquizados em função de sua capacidade quanto a

. lidar com múltiplos sinais, simultaneamente;

. facilitar um feedback rápido de via dupla;

. estabelecer um foco pessoal para a comunicação.

O(s) canal(ais) de comunicação que atende(m) adequadamente às três capacidades de transmissão de informações é(são)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q152591 | Psicologia, Comunicação, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

As distorções de percepção ocasionam fenômenos que interferem no processo de comunicação interpessoal. Na Estereotipagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q103227 | Marketing, Comunicação, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

O mailing list é um documento que contém os nomes dos veículos de comunicação, dos seus editores e(ou) jornalistas e os respectivos dados para contatá-los, como número de telefone, endereço e email.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q100964 | Marketing, Comunicação, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

A comunicação integrada contribui para a construção da imagem empresarial positiva, já que unifica o discurso das diversas áreas com o objetivo de promover a convergência das informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q100472 | Marketing, Comunicação, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q153616 | Psicologia, Comunicação, Analista Judiciário Psicologia, TRT 4a REGIÃO, FCC

Há pelo menos quatro níveis de análise dos problemas de comunicação: o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico. No nível organizacional estuda-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q108120 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às barreiras à comunicação em uma organização.

I. Quanto menor o número de níveis de autoridade por meio dos quais as comunicações devem passar, tanto menor será a perda ou a distorção da informação.

II. A comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho como entre pessoas de departamentos diferentes.

III. A sobrecarga de informação é um problema decorrente do excesso de liberdade na relação entre os níveis gerenciais e operacionais da organização.

IV. O fluxo de comunicação de baixo para cima deve ser estritamente controlado pela direção; os funcionários devem ser motivados a fornecer apenas as informações previamente solicitadas.

V. É fundamental para a eficiência da organização que a alta direção procure reduzir o fluxo de informações informais, especialmente as de tipo horizontal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q109656 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação ao fluxo informal de informações em uma organização é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q192395 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Administrador, UFF, UFF

Dentre as barreiras para a comunicação eficaz, aquela representada pela manipulação de informações de um emissor, para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor, é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q245141 | Psicologia, Comunicação, Técnico Científico Psicologia do Trabalho, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A liderança e a comunicação são dois fatores importantes no
processo de gestão das organizações. Com relação a esses fatores,
julgue os próximos itens.

A comunicação nas organizações não pode ser entendida como uma fonte de expressão de emoções, as quais não devem ser demonstradas no ambiente de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q247198 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do processo em grupo nas organizações, julgue os
próximos itens.

Com relação aos pressupostos da escola processual da comunicação, para a cultura do receptor considera-se a análise dos significados da mensagem emitida.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q245731 | Psicologia, Comunicação, Técnico Científico Psicologia do Trabalho, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A liderança e a comunicação são dois fatores importantes no
processo de gestão das organizações. Com relação a esses fatores,
julgue os próximos itens.

A rede de rumores é um sistema informal de comunicação organizacional, e a maioria dos funcionários a considera menos confiável que a comunicação oficial da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.