Questões de Concursos SEGEP MA Resolva questões de SEGEP MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEGEP MA Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1Q383602 | Biologia, Bioquímica, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCA coloração de Gram é uma ferramenta auxiliar importante na identificação de bactérias. Para essa técnica é correto afirmar que ✂️ a) a composição da parede celular das bactérias Gram positivas determina a fixação do corante cristal violeta/lugol, que não é removido pela ação do álcool/acetona. ✂️ b) a morfologia das culturas bacterianas determina a coloração diferencial, em que os cocos são Gram positivas e os bacilos são Gram negativas. ✂️ c) o uso do contra-corante, após a lavagem com etanol, determina a coloração vermelha das bactérias Gram-positivas. ✂️ d) a coloração diferencial é determinada pela ação conjunta do corante e contra-corante nas estruturas celulares internas, resultando em coloração roxa para bactérias Gram positivas e vermelha para Gram negativas. ✂️ e) a membrana citoplasmática define a cor roxa ou vermelha da célula bacteriana. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2Q386450 | Biologia, Educação Ambiental, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCUma empresa de mineração foi autuada por descartar rejeitos perigosos em um lixão clandestino. Considere as afirmações abaixo. I. Não houve disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deveriam ter sido distribuídos de maneira ordenada em aterro adequado. II. Os rejeitos deveriam ter sido sujeitos a destinação final ambientalmente adequada, o que inclui o processo de reciclagem. III. A empresa está sujeita às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais por dar disposição final ambientalmente inadequada a resíduos perigosos. As afirmações que podem ser utilizadas para a aplicação da autuação são: ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3Q382941 | Biologia, Microbiologia, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO cultivo microbiano em laboratórios é feito, usualmente, através de meios de cultura. É correto afirmar que meios ✂️ a) diferenciais são utilizados para recuperar micro-organismos estressados e promover seu crescimento. ✂️ b) seletivos favorecem o crescimento de determinados micro-organismos e inibem o crescimento de outros micro-organismos. ✂️ c) enriquecidos com sangue, permitem diferenciar grupos de bactérias com base nas suas características biológicas. ✂️ d) ágar nutriente é ideal para crescimento de micro-organismos fastidiosos. ✂️ e) de transporte permitem a visualização de halos de hemólise. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4Q385917 | Biologia, Bioquímica, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCSobre cabines de segurança biológica, é correto afirmar que ✂️ a) as de Classe II são construídas de maneira que o trabalhador esteja protegido, mas o risco de contaminação do produto e contaminação cruzada é alto. ✂️ b) as de Classe I têm abertura frontal através da qual o operador pode realizar manipulações dentro da cabine e esteja protegido; o escape da contaminação das partículas suspensas no ar geradas é controlado através de um fluxo de ar na direção do interior da cabine e filtragem da exaustão. ✂️ c) as de Classe III têm abertura frontal através da qual o trabalhador pode realizar manipulações e a exaustão é tratada para impedir a liberação de micro-organismos. ✂️ d) o insuflamento de ar para as cabinas de segurança biológica Classe III deve ser tirado de dentro da sala através de um filtro HEPA e a cabina deve ser operada em pressão positiva. ✂️ e) um sistema dedicado de não-circulação para o laboratório contendo cabine Classe I é obrigatório, pois é considerado laboratório de contenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5Q752825 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCNa última Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, foi firmada uma nova agenda através do documento Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que definiu 17 objetivos para os próximos 15 anos. São objetivos ligados à sustentabilidade ambiental expressos no documento: ✂️ a) Estimular medidas para combater agentes nocivos à camada de ozônio. ✂️ b) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. ✂️ c) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. ✂️ d) Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável. ✂️ e) Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6Q752839 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCOs processos industriais são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, mas atrelado e este desenvolvimento causam uma perda ambiental (em maior ou menor grau), dependendo das tecnologias e controles aplicados. Esta perda ambiental é descrita como ✂️ a) degradação de corpos d´água. ✂️ b) ilhas de calor. ✂️ c) poluição. ✂️ d) degradação da camada de ozônio. ✂️ e) sustentabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7Q484661 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO sistema de coordenadas Universal Transversa de Mercator - UTM é regido por funções matemáticas que possibilitam a sua representação em um plano bidimensional. Com relação ao sistema de coordenadas UTM, ✂️ a) o mundo é dividido em 60 fusos, onde cada um se estende por 3° de longitude. ✂️ b) para cada fuso é associado um sistema cartesiano métrico de referência. ✂️ c) a quadrícula do sistema de coordenadas UTM pode assumir valores negativos em seus extremos. ✂️ d) é representado por uma projeção secante e cônica de Mercator. ✂️ e) é usado preferencialmente entre as latitudes 80°N e 84°S. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8Q484870 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCEm uma atividade de mapeamento de um parque público com imagens do satélite LANDSAT 7 com resolução espacial de 30 metros, verificou-se que a área do parque equivale a 5 pixels, ou seja, em m2, é igual a ✂️ a) 4.500. ✂️ b) 900. ✂️ c) 1.800. ✂️ d) 3.600. ✂️ e) 9.000. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9Q780946 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCA técnica da reversão sexual em larvas de tilápia resultou em aumento da produtividade do aquicultor. O objetivo da aplicação da técnica e sua administração são, respectivamente: ✂️ a) produção de progênie 100% machos e inclusão de hormônio androgênico na ração. ✂️ b) produção de progênie 100% machos e inclusão de hormônio estrogênico na ração. ✂️ c) produção de progênie 100% fêmeas e inclusão de hormônio androgênico na ração. ✂️ d) produção de progênie 100% fêmeas e inclusão de hormônio estrogênico na ração. ✂️ e) produção de progênie 100% machos e inclusão de hormônio androgenico na água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10Q319301 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCOs homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação. Nessa perspectiva, uma proposta educacional ✂️ a) não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação. ✂️ b) exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica. ✂️ c) necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício. ✂️ d) não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas. ✂️ e) precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q383602 | Biologia, Bioquímica, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCA coloração de Gram é uma ferramenta auxiliar importante na identificação de bactérias. Para essa técnica é correto afirmar que ✂️ a) a composição da parede celular das bactérias Gram positivas determina a fixação do corante cristal violeta/lugol, que não é removido pela ação do álcool/acetona. ✂️ b) a morfologia das culturas bacterianas determina a coloração diferencial, em que os cocos são Gram positivas e os bacilos são Gram negativas. ✂️ c) o uso do contra-corante, após a lavagem com etanol, determina a coloração vermelha das bactérias Gram-positivas. ✂️ d) a coloração diferencial é determinada pela ação conjunta do corante e contra-corante nas estruturas celulares internas, resultando em coloração roxa para bactérias Gram positivas e vermelha para Gram negativas. ✂️ e) a membrana citoplasmática define a cor roxa ou vermelha da célula bacteriana. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2Q386450 | Biologia, Educação Ambiental, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCUma empresa de mineração foi autuada por descartar rejeitos perigosos em um lixão clandestino. Considere as afirmações abaixo. I. Não houve disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deveriam ter sido distribuídos de maneira ordenada em aterro adequado. II. Os rejeitos deveriam ter sido sujeitos a destinação final ambientalmente adequada, o que inclui o processo de reciclagem. III. A empresa está sujeita às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais por dar disposição final ambientalmente inadequada a resíduos perigosos. As afirmações que podem ser utilizadas para a aplicação da autuação são: ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3Q382941 | Biologia, Microbiologia, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO cultivo microbiano em laboratórios é feito, usualmente, através de meios de cultura. É correto afirmar que meios ✂️ a) diferenciais são utilizados para recuperar micro-organismos estressados e promover seu crescimento. ✂️ b) seletivos favorecem o crescimento de determinados micro-organismos e inibem o crescimento de outros micro-organismos. ✂️ c) enriquecidos com sangue, permitem diferenciar grupos de bactérias com base nas suas características biológicas. ✂️ d) ágar nutriente é ideal para crescimento de micro-organismos fastidiosos. ✂️ e) de transporte permitem a visualização de halos de hemólise. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4Q385917 | Biologia, Bioquímica, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCSobre cabines de segurança biológica, é correto afirmar que ✂️ a) as de Classe II são construídas de maneira que o trabalhador esteja protegido, mas o risco de contaminação do produto e contaminação cruzada é alto. ✂️ b) as de Classe I têm abertura frontal através da qual o operador pode realizar manipulações dentro da cabine e esteja protegido; o escape da contaminação das partículas suspensas no ar geradas é controlado através de um fluxo de ar na direção do interior da cabine e filtragem da exaustão. ✂️ c) as de Classe III têm abertura frontal através da qual o trabalhador pode realizar manipulações e a exaustão é tratada para impedir a liberação de micro-organismos. ✂️ d) o insuflamento de ar para as cabinas de segurança biológica Classe III deve ser tirado de dentro da sala através de um filtro HEPA e a cabina deve ser operada em pressão positiva. ✂️ e) um sistema dedicado de não-circulação para o laboratório contendo cabine Classe I é obrigatório, pois é considerado laboratório de contenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5Q752825 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCNa última Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, foi firmada uma nova agenda através do documento Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que definiu 17 objetivos para os próximos 15 anos. São objetivos ligados à sustentabilidade ambiental expressos no documento: ✂️ a) Estimular medidas para combater agentes nocivos à camada de ozônio. ✂️ b) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. ✂️ c) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. ✂️ d) Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável. ✂️ e) Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6Q752839 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCOs processos industriais são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, mas atrelado e este desenvolvimento causam uma perda ambiental (em maior ou menor grau), dependendo das tecnologias e controles aplicados. Esta perda ambiental é descrita como ✂️ a) degradação de corpos d´água. ✂️ b) ilhas de calor. ✂️ c) poluição. ✂️ d) degradação da camada de ozônio. ✂️ e) sustentabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7Q484661 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO sistema de coordenadas Universal Transversa de Mercator - UTM é regido por funções matemáticas que possibilitam a sua representação em um plano bidimensional. Com relação ao sistema de coordenadas UTM, ✂️ a) o mundo é dividido em 60 fusos, onde cada um se estende por 3° de longitude. ✂️ b) para cada fuso é associado um sistema cartesiano métrico de referência. ✂️ c) a quadrícula do sistema de coordenadas UTM pode assumir valores negativos em seus extremos. ✂️ d) é representado por uma projeção secante e cônica de Mercator. ✂️ e) é usado preferencialmente entre as latitudes 80°N e 84°S. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8Q484870 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCEm uma atividade de mapeamento de um parque público com imagens do satélite LANDSAT 7 com resolução espacial de 30 metros, verificou-se que a área do parque equivale a 5 pixels, ou seja, em m2, é igual a ✂️ a) 4.500. ✂️ b) 900. ✂️ c) 1.800. ✂️ d) 3.600. ✂️ e) 9.000. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9Q780946 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCA técnica da reversão sexual em larvas de tilápia resultou em aumento da produtividade do aquicultor. O objetivo da aplicação da técnica e sua administração são, respectivamente: ✂️ a) produção de progênie 100% machos e inclusão de hormônio androgênico na ração. ✂️ b) produção de progênie 100% machos e inclusão de hormônio estrogênico na ração. ✂️ c) produção de progênie 100% fêmeas e inclusão de hormônio androgênico na ração. ✂️ d) produção de progênie 100% fêmeas e inclusão de hormônio estrogênico na ração. ✂️ e) produção de progênie 100% machos e inclusão de hormônio androgenico na água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10Q319301 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCOs homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação. Nessa perspectiva, uma proposta educacional ✂️ a) não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação. ✂️ b) exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica. ✂️ c) necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício. ✂️ d) não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas. ✂️ e) precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro