Questões de Concursos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resolva questões de Universidade Tecnológica Federal do Paraná comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q343172 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Social, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Considere um grupo de 28 pessoas. Assinale a alternativa que apresenta o número de pessoas, no mínimo, que devem ser acrescidas ao grupo para que se tenha pelo menos 7 pessoas, fazendo aniversário no mesmo mês.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q331022 | Matemática, Teoria dos Conjuntos Numéricos, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Um supermercado fez uma pesquisa com seus clientes, no período de uma semana, e constatou que 180 pessoas compraram feijão da marca A e 220 compraram feijão da marca B. Assinale a alternativa que apresenta o número de pessoas que compraram feijão das duas marcas, sendo que foram pesquisadas 350 pessoas e todas elas compraram feijão neste período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q384974 | Biologia, Biologia Celular, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

O tecido cartilaginoso possui uma matriz firme e flexível, resistente a tensões mecânicas e que participa da sustentação do corpo. Em relação a esse tecido, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q333071 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Calmamente, pela estrada vinha um boiadeiro tocando suas vacas. No meio de duas vacas, havia uma vaca. Na frente de duas vacas havia uma vaca e atrás de duas vacas havia uma vaca. Indique o número de vacas que esse boiadeiro levava pela estrada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q322416 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado AEE. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.

I) O AEE pode ocorrer fora do espaço escolar, assim, a frequência do aluno matriculado no ensino básico será garantida com o processo pedagógico adaptado.

II) O AEE desenvolve um currículo flexível com crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, facilitando a inclusão na escola regular.

III) A organização e a garantia de serviços de apoio pedagógico especializado, ou de qualquer alternativa encontrada, são da competência das escolas que é regulamentada pelos conselhos de Educação.

IV) Todos os professores que trabalham em classes regulares podem atuar em serviço de apoio pedagógico especializado, caso a SRM localiza na mesma escola de atuação.

V) São constituídas de materiais didáticos e pedagógicos sem adaptações para que seja favorecida a inclusão.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q387235 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

As características físicas, estruturais e de contenção de um laboratório determinam o tipo de microrganismo que pode ser manipulado em suas dependências. Sobre a classificação dos laboratórios, segundo o nível de Biossegurança, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q383402 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Sobre a estocagem e armazenamento de produtos e resíduos químicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q340385 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Social, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Uma pesquisa foi realizada com 450 enfermeiras, sobre a preferência das luvas da marca A e B. O resultado foi o seguinte:

• 213 gostam da marca de luva A.

• 206 gostam da marca de luva B.

• 44 não gostam de nenhuma das duas marcas.

Assinale a alternativa que apresenta o número de enfermeiras que gostam das duas marcas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q340074 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Em um carro que possui 5 assentos, irão viajar 4 passageiros e 1 motorista. Assinale a alternativa que indica de quantas maneiras distintas os 4 passageiros podem ocupar os assentos do carro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q329046 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica.

Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica.

( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.

( ) A direção é centralizada em uma pessoa.

( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas.

( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade.

( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente.

( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.

( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q328577 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:

I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q383561 | Biologia, Citologia, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

A Membrana plasmática é uma estrutura que delimita a célula do seu meio, porém permite o intercambio entre a célula e o meio. Considerando os diferentes processos de passagem através da membrana plasmática, assinale a proposição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q384798 | Biologia, Biologia Celular, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Observe as assertivas abaixo. Quando se deseja estudar a ultraestrutura interna de uma célula, como as organelas, usa-se:

I) um microscópio óptico.

II) um microscópio eletrônico de varredura.

III) um microscópio eletrônico de transmissão.

Está(ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q335103 | Matemática, Porcentagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Em uma gaiola, há pássaros amarelos e vermelhos: 80% são amarelos e 20% são vermelhos. Uma criança soltou muitos pássaros amarelos, mas nenhum vermelho. Depois disso, verificou-se que 60% dos pássaros da gaiola eram amarelos. Sabendo que nenhuma outra alteração foi feita na gaiola, o percentual de pássaros amarelos soltos foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q327389 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Para a criação de um ambiente e de uma cultura participativa, segundo Heloísa Luck (2006), é necessário a organização social investir em:

I) Criação de uma visão de conjunto associada a uma ação cooperativa.

II) Promoção de um clima de confiança e reciprocidade.

III) Valorização das capacidades e aptidões dos participantes.

IV) Desenvolvimento da prática da assunção de responsabilidades individuais.

V) Quebra de arestas e eliminação de divisões.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q319086 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

De acordo com Kenski, “os novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias visam ir além da relação entre ensinar e aprender”. Tal fato se dá por meio da “aprendizagem colaborativa”. Sobre a aprendizagem colaborativa, que pressupõe a circulação intensa de informações e trocas, visando o alcance dos objetivos previstos, a autora define quatro elementos básicos em sua composição.

Assinale a alternativa que apresenta os quatro elementos definidos por Kenski:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q326307 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Um aluno com matrícula regular é identificado com uma necessidade educacional e requer um apoio especializado. Em relação à tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Em tese, deve contar com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q557154 | Informática, Linux, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Considerando um computador com o sistema operacional Linux, assinale a alternativa que apresenta o comando que pode ser executado no interpretador de comandos bash, para mudar a prioridade de um processo que está em execução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q806060 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Assinale a alternativa correta.

O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina a inclusão de A Língua Brasileira de Sinais – Libras – “como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]”, por Libras, podese entender:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.