Simulado: Fonoaudiólogo - Fonoaudiologia - EBSERH - CESPE

20 questões de Fonoaudiologia, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "Fonoaudiólogo - Fonoaudiologia - EBSERH - CESPE" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 0
n/d
📊 0%
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral é realizado fora do ambiente hospitalar e objetiva auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da dieta por via oral.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. A afasia é uma alteração na comunicação adquirida, que é causada por lesão neurológica, em geral acidente vascular cerebral, e acomete as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita, decorrentes de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos.

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. Implante coclear é um efetivo recurso clínico suficientemente hábil para melhorar a qualidade de vida de indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial e condutiva bilateral.

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. São incomuns alterações de tuba auditiva e modificações de orelha média em crianças com anomalias craniofaciais.

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear, que substitui o órgão de Corti, possibilitando ao indivíduo a sensação de audição, é o recurso terapêutico mais utilizado na reabilitação da deficiência auditiva de grau leve a profunda em adultos e crianças.

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A disartria é a permanência de padrões linguísticos próprios de crianças de idade menor do que a real.

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos vocais, causados por abuso vocal, são bilaterais, localizando-se na junção dos terços anterior e médio das pregas vocais, região de maior amplitude de vibração.

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. No teste de fala com ruído, são apresentados simultaneamente vinte e cinco monossílabos e ruído branco na mesma orelha — ipsilateral —, e a habilidade auditiva avaliada é a integração temporal.

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. O método da ausculta cervical pode oferecer informações valiosas quanto ao processo de coordenação da sucção com a deglutição e a respiração do bebê.

Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. O reflexo de procura é desencadeado pelo toque do dedo mínimo do fonoaudiólogo nas comissuras labiais ou lábio superior do recém-nascido, que responderá virando a cabeça para o lado tocado.

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. Os testes de ordenação e sequência temporal envolvem habilidades de sequencialização de frequência e(ou) de duração dos sons e reconhecimento do modelo do contorno acústico ao longo do tempo.

Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. Na avaliação do reflexo de sucção, o fonoaudiólogo insere o dedo mínimo na cavidade oral do paciente, coloca-o entre os rebordos gengivais lateralmente e sentirá o movimento de fechamento da mandíbula contra a maxila.

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. O teste de emissão otoacústica é utilizado no diagnóstico e monitoramento da função coclear de indivíduos expostos a ruídos e(ou) medicamentos ototóxicos.

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. Na observação da deglutição, é desnecessário ao fonoaudiólogo avaliar a qualidade vocal do paciente após cada deglutição, pois o objetivo da avaliação é a habilidade de deglutir diferentes consistências de alimentos.

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear decodifica o padrão sonoro em frequências e intensidades por meio de estímulos elétricos em eletrodos localizados em diferentes porções da cóclea e do nervo coclear, possibilitando o reconhecimento da fala.

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. A partir das características do registro das emissões otoacústicas, é possível obter informações que permitem diferenciar a alteração de orelha externa e(ou) orelha média, de alterações de células ciliadas externas.

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. A maioria dos testes disponíveis para diagnóstico do distúrbio do processamento auditivo requer idade mínima de oito a nove anos e é de confiabilidade questionável para crianças mais novas; além disso, esses testes exigem que o indivíduo esteja apto a entender e realizar a tarefa e a repetir sentenças, palavras e números.

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Dislalia é um distúrbio na produção fonológica geralmente causado pela dificuldade na aprendizagem dos traços distintivos dos fonemas.

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue os itens subsecutivos. O nistagmo pós-calórico é o movimento ocular desencadeado por uma estimulação labiríntica com água (ou ar) fria e quente.

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. As emissões otoacústicas transitórias desaparecem em perdas auditivas superiores a 25 dBNA; por isso, têm sido selecionadas como método eficiente de triagem auditiva em pré-escolares e escolares.

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.