Texto associado. O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Vida sem filtro
Em casa, ouvi um barulho de água e encontrei a cozinha inundada. O aparelho de filtrar água estava vazando. Fechei o registro e contatei a assistência técnica, que explicou que o reservatório principal havia rompido devido à pressão excessiva. Bebi água mineral por dois dias até a substituição com um redutor de pressão.
No início, a saída de água tornou-se lenta, mas logo percebi que era uma pausa necessária, aproveitando a lentidão para apreciar a beleza da água. Era como se eu usasse um micro-ondas e tivesse mudado para um forno a gás... Refleti sobre a velocidade de nossos dias e a necessidade de "redutores de pressão" em nossa vida para apreciá-la melhor.
A tecnologia nos proporciona conveniência, mas também nos rouba tempo com sua incessante demanda de atenção. Precisamos encontrar um equilíbrio entre aproveitar suas facilidades sem perder o "reservo" principal: nossas próprias vidas.
Antonio Carlos Sarmento - Texto Adaptado
https://cronicaseagudas.com/2024/10/27/vida-sem-filtro/
No trecho "Era como se eu usasse um micro-ondas e tivesse mudado para um forno a gás...", a palavra "micro-ondas" está corretamente grafada de acordo com as normas ortográficas. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta sobre a ortografia dessa palavra.
a) Usa-se hífen nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo "micro" termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento.
b) A palavra "micro-ondas" deve ser grafada sem hífen, pois trata-se de um composto de formação mais recente, dispensando o uso do sinal.
c) A palavra "micro-ondas" deveria ser grafada como "microondas", sem o uso de hífen, por ser um termo estrangeiro adaptado.
d) A palavra "micro-ondas" exige o uso do hífen, mas somente quando é usada em expressões científicas e técnicas, como no caso do uso de fornos industriais.