Texto associado. Considere o poema “Amor Punk” do escritor mato-grossense Nicolas Behr para responder à questão.
Amor Punk
Aquele beijo na boca
que você me deu
semana passada
tá doendo até hoje.
Nicolas Behr. Boa companhia: poesia. Cia das letras, 2003.
Pensando em estratégias para que os estudantes reflitam sobre
os efeitos de sentido da linguagem, o(a) professor(a) de
português deve incluir a seguinte atividade didática no
planejamento das atividades sobre o poema “Amor Punk”:
✂️ a) escrever na lousa as regras que fazem da poesia um gênero
literário distinto e, em seguida, apagar a lousa e distribuir um
questionário para avaliar o quanto puderam apreender da
questão. ✂️ b) pedir para que os estudantes, em grupos, arrisquem uma
interpretação para o poema, auxiliando-os a explorar,
inicialmente, os múltiplos sentidos da palavra “punk” dentro
e fora do contexto do poema. ✂️ c) explicitar, em uma aula expositiva, as características da
geração poética a que o autor mato-grossense pertence e,
em seguida, solicitar um resumo deste tema por escrito. ✂️ d) solicitar aos estudantes que reescrevam o poema em
linguagem formal, auxiliando-os a corrigir palavras como “tá”
com o objetivo de explicitar as marcas de oralidade presentes
no poema. ✂️ e) pedir aos estudantes que recitem o poema com diferentes
entonações, uma vez que há mais de uma interpretação
possível, a depender da entoação.