Uma professora de Química está desenvolvendo uma sequência
de aulas sobre os fatores que influenciam a velocidade das
reações químicas. Seu objetivo é promover a capacidade dos
estudantes de formular hipóteses científicas, usando como
exemplo um experimento que investiga a influência da
temperatura na velocidade de reação entre o bicarbonato de
sódio e o vinagre.
Considerando esse objetivo, a professora deve
a) apresentar aos estudantes o conceito de hipótese científica, e
discutir como fatores como temperatura, concentração e
presença de catalisadores podem afetar a velocidade das
reações, antes de iniciar o experimento.
b) conduzir o experimento de forma demonstrativa, explicando
durante a execução conceitos como temperatura e
velocidade de reação, e apresentar uma hipótese modelo ao
final da aula.
c) realizar o experimento diretamente com os estudantes,
solicitar observações sobre a quantidade de produto formado
e, em seguida, pedir que eles elaborem hipóteses
retrospectivas sobre o fator temperatura.
d) disponibilizar aos estudantes uma lista de hipóteses já
formuladas sobre diferentes fatores (como concentração e
catalisadores) e pedir que escolham a que mais se aproxima
do resultado observado no experimento sobre temperatura.
e) pedir que os estudantes formulem hipóteses sobre como a
variação da temperatura pode influenciar a velocidade da
reação, ativando seus conhecimentos prévios, e, em seguida,
realizar o experimento para testar suas hipóteses.