Uma professora de Química planeja uma aula introdutória sobre
ligações químicas. Ela sabe, com base em sua experiência e na
literatura da área, que muitos estudantes possuem concepções
alternativas, como a ideia de que os átomos “desejam” ou
“precisam” se ligar para “ficarem felizes”. O objetivo da
professora, nesta aula, é identificar e lidar com essas concepções
alternativas de forma produtiva para a aprendizagem.
Considerando esse objetivo, a professora deve
✂️ a) apresentar diretamente os conceitos corretos sobre ligações
químicas, para evitar que concepções alternativas sejam
reforçadas. ✂️ b) utilizar uma analogia afetiva, como “relacionamentos
amorosos”, para facilitar a compreensão dos estudantes,
mesmo sabendo que pode reforçar algumas ideias
equivocadas. ✂️ c) aplicar um questionário diagnóstico antes de iniciar o
conteúdo, com questões abertas que permitam aos
estudantes expressar suas ideias sobre por que os átomos se
ligam. ✂️ d) corrigir os estudantes imediatamente sempre que
expressarem uma concepção alternativa, explicando por que
estão errados. ✂️ e) evitar discutir concepções alternativas em sala de aula, pois
isso pode causar confusão nos estudantes que ainda não
aprenderam o conteúdo científico.