Uma professora de Química planeja uma aula introdutória sobre
ligações químicas. Ela sabe, com base em sua experiência e na
literatura da área, que muitos estudantes possuem concepções
alternativas, como a ideia de que os átomos “desejam” ou
“precisam” se ligar para “ficarem felizes”. O objetivo da
professora, nesta aula, é identificar e lidar com essas concepções
alternativas de forma produtiva para a aprendizagem.
Considerando esse objetivo, a professora deve
a) apresentar diretamente os conceitos corretos sobre ligações
químicas, para evitar que concepções alternativas sejam
reforçadas.
b) utilizar uma analogia afetiva, como “relacionamentos
amorosos”, para facilitar a compreensão dos estudantes,
mesmo sabendo que pode reforçar algumas ideias
equivocadas.
c) aplicar um questionário diagnóstico antes de iniciar o
conteúdo, com questões abertas que permitam aos
estudantes expressar suas ideias sobre por que os átomos se
ligam.
d) corrigir os estudantes imediatamente sempre que
expressarem uma concepção alternativa, explicando por que
estão errados.
e) evitar discutir concepções alternativas em sala de aula, pois
isso pode causar confusão nos estudantes que ainda não
aprenderam o conteúdo científico.