Durante uma sequência didática sobre reações de adição,
eliminação e substituição em compostos orgânicos, uma
professora de Química deseja avaliar seus estudantes para além
da memorização de regras, buscando indícios de que
compreenderam os tipos de reações e seus contextos. Com esse
objetivo, ela deseja utilizar estratégias avaliativas formativas que
também contribuam para a aprendizagem ativa dos estudantes.
Nesse sentido, a professora deve
a) aplicar uma avaliação com questões objetivas que se
concentrem na nomenclatura dos compostos envolvidos, sem
exigir que os estudantes compreendam o contexto ou a
aplicação dos tipos de reações.
b) solicitar que os estudantes, individualmente, descrevam os
tipos de reações de adição, eliminação e substituição com
base em definições teóricas.
c) corrigir as respostas incorretas com o gabarito oficial e
solicitar que os estudantes reescrevam as respostas sem
discutir sobre a aplicação dos tipos de reações.
d) propor que os estudantes resolvam problemas
contextualizados, como identificar tipos de reações em
processos do cotidiano, relacionando os diferentes tipos de
reações com suas aplicações práticas.
e) utilizar questões de múltipla escolha que envolvam a
identificação de reações químicas sem discutir suas
implicações práticas ou conectar o conteúdo a situações reais
e cotidianas.