Durante uma sequência didática sobre reações de adição,
eliminação e substituição em compostos orgânicos, uma
professora de Química deseja avaliar seus estudantes para além
da memorização de regras, buscando indícios de que
compreenderam os tipos de reações e seus contextos. Com esse
objetivo, ela deseja utilizar estratégias avaliativas formativas que
também contribuam para a aprendizagem ativa dos estudantes.
Nesse sentido, a professora deve
✂️ a) aplicar uma avaliação com questões objetivas que se
concentrem na nomenclatura dos compostos envolvidos, sem
exigir que os estudantes compreendam o contexto ou a
aplicação dos tipos de reações. ✂️ b) solicitar que os estudantes, individualmente, descrevam os
tipos de reações de adição, eliminação e substituição com
base em definições teóricas. ✂️ c) corrigir as respostas incorretas com o gabarito oficial e
solicitar que os estudantes reescrevam as respostas sem
discutir sobre a aplicação dos tipos de reações. ✂️ d) propor que os estudantes resolvam problemas
contextualizados, como identificar tipos de reações em
processos do cotidiano, relacionando os diferentes tipos de
reações com suas aplicações práticas. ✂️ e) utilizar questões de múltipla escolha que envolvam a
identificação de reações químicas sem discutir suas
implicações práticas ou conectar o conteúdo a situações reais
e cotidianas.