Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.
Considere o equilíbrio químico representado a seguir, estabelecido em sistema fechado:
CaCO3 (s)⇌CaO(s)+CO2 (g)
Durante uma aula, um estudante afirma que, ao adicionar mais CaO(s) ao sistema, a concentração de CO₂ diminuirá, pois "o excesso de CaO empurra a reação para o lado dos reagentes".
Como professor, seu objetivo não é apenas corrigir o erro
conceitual, mas ajudar o estudante a refletir criticamente sobre
sua concepção e compreender o papel dos sólidos no equilíbrio
químico. Nesse contexto, qual das estratégias abaixo é a mais
adequada para promover essa compreensão?
✂️ a) Explicar que o Princípio de Le Chatelier se aplica apenas a
componentes em solução ou na fase gasosa, destacando que
a adição de sólidos não altera o equilíbrio. ✂️ b) Apresentar outra equação de equilíbrio com apenas
substâncias aquosas e questionar se a ideia do estudante se
aplica a esse novo contexto. ✂️ c) Propor um experimento real ou simulado que permita ao
estudante observar que a adição de um sólido não altera a
concentração dos gases no equilíbrio. ✂️ d) Solicitar que o estudante releia o enunciado e identifique o
erro conceitual em sua explicação, favorecendo a autonomia
intelectual. ✂️ e) Adiar a discussão para outro momento da aula, em que o
conceito poderá ser retomado com mais exemplos e
aprofundamento.