Texto associado. Texto para a questão.
Práticas de aventura e esportes sobre rodas
Em uma aula de práticas corporais voltadas para a aventura, o docente notou que numerosos discentes estavam concentrados unicamente na execução técnica das atividades, sem entender as distinções entre modalidades como o skate, o parkour ou o mountain bike. Com o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais relevante, o docente optou por destinar tempo à análise das origens culturais, dos propósitos e das particularidades técnicas de cada prática, empregando vídeos, narrativas e discussões. Além disso, procurou integrar à rotina as aulas de contextualização cultural, técnica e histórica de cada prática; empregar recursos audiovisuais e iniciativas de debate para ampliar a compreensão dos estudantes; criar atividades que vinculem as modalidades às suas raízes culturais e valores sociais; e fomentar rodas de conversa nas quais os estudantes compartilhem suas vivências e conheçam as diversidades entre as modalidades.
Considerando as vivências do educador, indique a opção que
mais adequadamente reflete um possível direcionamento que
reconhece a compreensão contextualizada das atividades de
aventura e dos esportes sobre rodas, em consonância com a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC):
✂️ a) manter foco na execução motora, sem explorar as origens ou
as particularidades culturais das modalidades. ✂️ b) desenvolver atividades de prática motora, seguidas por
discussões e projetos acerca das origens e das características
culturais de cada modalidade. ✂️ c) eliminar as atividades culturais, direcionando o foco para as
competências físicas. ✂️ d) realizar exclusivamente atividades competitivas, sem
discussões ou contextualizações suplementares. ✂️ e) impor aos estudantes a realização de atividades radicais
mesmo que não esteja garantida a devida segurança ou
compreensão.