Texto associado. Texto para a questão.
Violência na escola e Diversidade racial
Texto 1: A matéria de Christina Queiroz, veiculada na Revista Pesquisa FAPESP (3/4/2025), aponta que o Brasil vivencia um novo panorama de violência nas instituições de ensino, caracterizado por um aumento nos episódios de agressões dentro da comunidade escolar ao longo da última década. O Ministério da Educação (MEC) reconhece diversas modalidades de violência que impactam a comunidade escolar; entre estas, ressalta-se a violência institucional, que se caracteriza por práticas excludentes adotadas pela instituição de ensino. Essa modalidade de violência está associada a cenários em que os materiais didáticos, o conteúdo ou as abordagens empregadas nas aulas ignoram questões referentes à diversidade racial e de gênero.
Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/violencia-escolar-
aumenta-nos-ultimos-10-anos-no-brasil/
Texto 2: Caso diversidade racial e Educação Física - Com o propósito de aprofundar a valorização das culturas afro-brasileira e indígena na prática de danças folclóricas, o educador observa que numerosos estudantes manifestaram escasso interesse em compreender as origens e o significado das expressões culturais apresentadas, restringindo-se à execução superficial dos movimentos. Adicionalmente, notou que determinados estudantes afirmaram desconhecer a relevância de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena, na medida em que vincularam essas expressões unicamente ao entretenimento, sem reconhecer sua importância na história e na identidade do povo brasileiro.
Visando reforçar a função da instituição de ensino na promoção
da diversidade étnico-racial e observando a legislação atual, o
educador reconhece que sua postura deve enaltecer e incorporar
as expressões culturais na programação escolar. Indique a
alternativa que melhor reflete a ação pedagógica em consonância
com as diretrizes contemporâneas relacionadas à Educação Física
escolar e à promoção da diversidade étnico-racial:
✂️ a) transmitir as práticas culturais como formas de lazer,
desprovidas de menções a suas origens e ao significado
sociocultural, com o intuito de promover a adesão. ✂️ b) incluir ações que ressaltem as origens, os significados e os
valores dessas expressões, favorecendo o reconhecimento e
a preconceitos das identidades culturais diversas. ✂️ c) efetuar exposições em menor profundidade, sem explorar
seu contexto histórico ou relevância social, com o intuito de
prevenir debates controvertidos. ✂️ d) estimular discussões, narrativas, práticas e investigações em
eventos culturais que ressaltem as funções históricas e sociais
dessas práticas na constituição da identidade brasileira. ✂️ e) abster-se de qualquer debate acerca de questões étnico-raciais, priorizando unicamente a excelência técnica e a
realização dos movimentos.