Um professor de Filosofia está planejando uma aula sobre ética
ambiental e propõe como objetivo analisar criticamente o
conceito de contrato natural, de Michel Serres. Para isso,
considera revisar a aplicabilidade, na atualidade, da proposta do
autor, que aponta para uma nova relação entre a humanidade e a
natureza, baseada no reconhecimento de que os seres humanos
não podem continuar explorando o meio ambiente como se
fossem seus donos absolutos. Para ilustrar essa ideia, ele mostra
a pintura “Duelo com porretes” (1820), de Francisco de Goya
(1746-1828), no qual dois homens lutam com porretes enquanto
afundam em areia movediça.
Qual das seguintes estratégias pedagógicas é a mais adequada
para atingir o objetivo de aprendizagem planejado pelo
professor?
✂️ a) Expor as deficiências que o contrato natural apresenta,
enfatizando a inviabilidade de sua aplicação prática, já que os
interesses econômicos sempre prevalecerão. ✂️ b) Propor aos estudantes que criem sua própria versão de um
contrato natural, destacando as possíveis dificuldades e
estratégias para sua aplicação. ✂️ c) Atribuir aos estudantes uma pesquisa sobre outros filósofos
que abordam problemas ambientais contemporâneos e, em
seguida, apresentá-la em sala. ✂️ d) Solicitar aos estudantes que interpretem o quadro de Goya
“Duelo a garrotazos”, que mostra dois homens lutando com
porretes enquanto afundam em areias movediças. ✂️ e) Explicar o caráter puramente filosófico da pergunta,
ressaltando a impossibilidade de relacionar o contrato natural
com problemas ambientais concretos como a mudança
climática.