Ao considerar a multimodalidade como a
integração de variados modos – visuais,
espaciais, auditivos, posturais etc, para
construir significado. Sparano-Tesser (2020)
esclarece a complexidade que envolve os
professores ouvintes e surdo e tradutores e
intérpretes em reunião de formação pedagógica
requer, sob as lentes da multimodalidade, olhar
a linguagem como um fio que conduz refletir
sobre as ações dos sujeitos em situações de
videochamada. Sobre essa menção, assinale a
alternativa incorreta .
✂️ a) Durante o ato interpretativo nas
vídeochamadas, diversas demandas e várias
articulações do tradutor e intérprete precisam
ser articulados, como: os gestos, as expressões
não manuais, a simultaneidade ou a expansão
ou redução da enunciação e, entre outros
recursos linguísticos da língua de sinais durante
o ato interpretativo ✂️ b) A complexidade dos diversos recursos de
linguagens para a comunicação em diferentes
modos, produz um intenso conjunto de
informações visuais que favorece a “leitura”
visual do professor surdo. Isso favorece a
atuação do tradutor e intérprete e dos demais
participantes, posto que uma linguagem quase
universal é utilizada pela multimodalidade ✂️ c) Recursos multimodais dependem dos aspectos
enunciativos-discursivos no momento da
enunciação e interferem diretamente na maneira
pela qual o enunciado é interpretado e
compreendido ✂️ d) Durante o ato interpretativo o tradutor e
intérprete ao deixar o recurso da visualização de
tela aberta, pode constranger o professor surdo
e ouvintes assim prejudicar a compreensão pelo
surdo