Amanda, professora surda, fez um pequeno passeio ao redor da
escola com seus alunos surdos, estimulando-os a reconhecer as
ruas com o uso de apontamentos de diferentes pontos de
referência e registros com fotos.
Ao retornar do passeio, ela apresentou as fotos, projetadas em
um telão, e iniciou um diálogo, em Libras, com os alunos sobre o
conhecimento e reconhecimento desses espaços, enumerando os
diversos pontos e produzindo um texto sinalizado e
contextualizado com a realidade observada. Os alunos tiveram a
oportunidade de fazer e refazer o contexto por meio do discurso
em Libras.
Os estudos atuais sobre o ensino de língua materna ou primeira
língua têm privilegiado as metodologias que priorizam o trabalho
com gêneros textuais, ou gêneros discursivos.
Considerando o caso acima descrito, como a fase da produção de
textos sinalizados e análise gramatical, assinale a opção que
identifica essa atividade como metalinguística.
✂️ a) É um trabalho de sistematização gramatical, ou seja, o aluno
é capaz de conceituar e reconhecer os sinais, já
convencionados, refletindo conscientemente sobre a língua
de sinais por meio da própria língua de sinais. ✂️ b) Refere-se ao estudo da língua em situação de uso, ou seja,
em atividades dialógicas, onde os alunos sejam colocados
diante do maior número possível de textos sinalizados ou
escritos em sinais. ✂️ c) É centrada na capacidade do aluno produzir, interpretar e
compreender qualquer texto que circule no seu contexto de
forma dependente das ideias do professor. ✂️ d) Refere-se ao estudo da língua em situação de uso, ou seja,
em atividades dialógicas, refletindo sobre cada sinal e cada
palavra escrita em português. ✂️ e) É um trabalho de sistematização gramatical, ou seja, o aluno
é capaz de descrever objetos, cores, utilizando exercícios
repetitivos para a produção textual.