Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola
inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com
instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do
Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a
apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o
uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais.
Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se
aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue.
✂️ a) A proposta da Pedagogia Visual, que capta o pensamento por
meio da semiótica imagética, poderá auxiliar uma educação
que não só beneficie o estudante surdo, mas que garanta a
participação de todos no contexto escolar. ✂️ b) A Pedagogia Visual, conhecida como semiótica imagética,
insere a cultura surda que será utilizada unicamente pelos
estudantes surdos, em uma classe de ouvintes. ✂️ c) A Pedagogia Visual é um campo de estudos na área da
semiótica imagética e na prática faz uso de gestos e mímicas
sem significados para a Língua de Sinais, em detrimento da
compreensão por parte dos estudantes surdos. ✂️ d) Para compreender a Pedagogia Visual, que ainda está em
processo de pesquisas e estudos, é necessário que os
estudantes surdos e ouvintes criem uma roda de conversa
somente entre os professores e instrutores surdos usuários
de Libras. ✂️ e) Na Pedagogia Visual caberá ao tradutor e intérprete de Libras
toda a pesquisa do processo da semiótica imagética, sem a
participação do instrutor surdo e do professor ouvinte
bilíngue.