Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item. Considere-se que a professora de música de uma turma
de sétimo ano do Ensino Fundamental tenha proposto o
desenvolvimento de uma atividade de criação musical
por meio da percussão corporal, partindo da perspectiva
de que tal atividade proporcionaria o envolvimento
direto dos alunos com a música em suas diferentes
possibilidades de interação, conforme proposto na
BNCC. Considere-se, ainda, que ela tenha pedido aos
alunos que explorassem as possibilidades corporais e
que, além dos aspectos rítmicos, atentassem aos
aspectos timbrísticos e sonoros por meio da percussão
vocal. Suponha-se também que, ao final, a professora
tenha solicitado aos estudantes um registro musical por
escrito, entregando folhas em branco para que eles
pudessem grafar a composição por meio da construção
de uma partitura não convencional, mas que um aluno
tenha decidido escrever sua criação a partir da partitura
convencional. Nessa situação hipotética, a professora
não deverá aceitar a atividade do aluno que desejava
escrever sua criação a partir da partitura convencional,
pois, segundo os pressupostos pedagógico-musicais
para o ensino de arte/música previstos na BNCC, o aluno
deve explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente as
práticas e produções artísticas em suas relações entre as
linguagens da arte e suas práticas integradas, não
podendo, portanto, utilizar partitura tradicional em sala
de aula.
✂️ a) Certo ✂️ b) Errado