Durante uma avaliação formativa de Embriologia Animal, o
professor detecta que os estudantes apresentam dificuldades em
diferentes pontos do conteúdo como:
- Diferenciar os estágios iniciais do desenvolvimento embrionário
(ex.: mórula, blástula, gástrula).
- Associar os folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma,
endoderma) aos tecidos e órgãos formados em vertebrados.
- Comparar o desenvolvimento embrionário de diferentes grupos
animais (ex.: anfíbios vs. aves vs. mamíferos).
Para superar essas lacunas, o professor planeja utilizar estudos
dirigidos comparativos, mas precisa definir a estratégia mais
eficaz para consolidar os conceitos.
Dentre as propostas apresentadas nas alternativas, qual proposta
de estudo dirigido prioriza a aprendizagem significativa e a
superação das dificuldades identificadas?
✂️ a) Distribuir um texto descritivo sobre cada estágio do
desenvolvimento embrionário humano e pedir um resumo. ✂️ b) Solicitar que os estudantes pesquisem individualmente
imagens de embriões de diferentes espécies e façam uma
apresentação oral. ✂️ c) Pedir para os estudantes preencherem uma tabela com
folhetos germinativos, estágios embrionários e estruturas
formadas, utilizando esquemas de anfíbios, aves e
mamíferos. ✂️ d) Realizar uma aula prática de dissecação de ovos de galinha
para observar o embrião de ave durante diferentes estágios
de desenvolvimento. ✂️ e) Aplicar um questionário objetivo com perguntas sobre a
sequência correta dos eventos do desenvolvimento
embrionário, esclarecendo e justificando todas as dúvidas.