Durante um debate sobre o impacto humano nos sistemas
naturais, com os estudantes do Ensino Médio do estado do Mato
Grosso do Sul, o professor de Biologia busca exemplos deste
impacto sobre os sistemas locais e observa que os estudantes:
- Associam a degradação ambiental apenas a grandes cidades,
subestimando problemas locais, como a expansão de pastagens
sobre o Pantanal e o assoreamento de rios do Cerrado.
- Não relacionam práticas agropecuárias intensivas (ex.:
monocultura de soja e criação de gado) a impactos integrados no
solo (compactação), água (contaminação por agrotóxicos) e
biodiversidade (perda de polinizadores).
- Ignoram o papel de políticas públicas estaduais, como o
Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), na mediação entre
produção e conservação.
Qual estratégia instrucional promove o pensamento crítico sobre
os impactos humanos nos sistemas naturais, considerando a
realidade sul-mato-grossense?
✂️ a) Realizar uma aula expositiva sobre o bioma Pantanal,
destacando suas espécies emblemáticas, como a arara-azul. ✂️ b) Analisar dados oficiais sobre áreas desmatadas para
pastagem no Pantanal, seguido de um debate sobre os
efeitos em cadeia (solo, água, biodiversidade) e a legislação
ambiental do estado. ✂️ c) Solicitar a elaboração de maquetes que representem
fazendas de gado e plantações de soja, usando materiais
recicláveis. ✂️ d) Exibir um documentário sobre o Rio Paraguai e apresentar
dados oficiais sobre a exploração do rio pelas comunidades
ribeirinhas, discutindo a importância do rio na subsistência
econômica das famílias. ✂️ e) Promover uma gincana ecológica com coleta de lixo nas
margens de um rio urbano da região.