Em uma visita acadêmica para atividades de estudo do meio a
uma reserva ecológica no Pantanal Sul-mato-grossense, o
professor aproveitou a oportunidade para trabalhar o
reconhecimento de espécies de diferentes grupos vegetais junto
aos estudantes do Ensino Médio. Durante a atividade, os
estudantes se deparam com as seguintes situações:
1. Em áreas alagadiças, encontram pequenas plantas verdes, sem
vasos condutores, formando "tapetes" sobre troncos caídos.
2. Nas margens de um riacho, observam plantas com folhas
recortadas, vasos condutores visíveis, mas sem flores ou
sementes.
3. Em áreas mais elevadas, identificam arbustos com flores e
frutos secos, além de palmeiras típicas do bioma.
Ao coletar amostras, um estudante traz uma planta de 30 cm de
altura, com rizoma, folhas pinadas e soros na face inferior. Ele
afirma: "Essa é uma fanerógama, porque é grande e tem
estrutura complexa!.” Qual ação do professor promove a
correção do erro conceitual de forma contextualizada durante a
saída de campo?
✂️ a) Confirmar a classificação do estudante, já que a presença de
soros indica a produção de sementes, e pedir ao estudante
que compartilhe sua conclusão com os demais. ✂️ b) Ignorar a classificação botânica feita pelo estudante, se certa
ou errada, uma vez que o objetivo da atividade é o
reconhecimento da diversidade vegetal a partir de suas
estruturas e adaptações ao meio. ✂️ c) Explicar para esse estudante e para os demais que
fanerógamas são apenas plantas com frutos suculentos,
descartando a amostra coletada. ✂️ d) Sugerir ao estudante que considere que a planta por ele
coletada seja classificada como briófita, pois não possui vasos
condutores. ✂️ e) Pedir que o estudante compare a planta com um arbusto
florífero próximo, questionando se ambos têm estruturas
reprodutivas visíveis, como flores ou soros.