Alguns estudantes do Ensino Fundamental comentaram com o
professor, em sala de aula, sobre uma notícia que tinham visto
nos telejornais no dia anterior: o ataque fatal de uma onçapintada a um caseiro no Pantanal. O professor aproveitou o
comentário dos estudantes para propor uma atividade didática
sobre dinâmicas ecológicas no Pantanal. Os estudantes deveriam
simular, com recursos visuais (massinhas, bonecos ou desenhos),
uma teia alimentar envolvendo cinco espécies locais: onça-pintada, jacaré, capivara, cateto e peixes e, baseados nessa teia
alimentar, e considerando o impacto da ação de pescadores nas
populações locais de peixes, deveriam elaborar uma hipótese
para o aumento de ataques ao ser humano em cenários de
diminuição das presas naturais.
Essa atividade proposta pelo professor deve:
✂️ a) favorecer a compreensão dos estudantes de que a diminuição
nos estoques de peixes nos rios do pantanal pode alterar a
preferência alimentar de predadores como jacarés, passando
a predar pequenos mamíferos como capivaras e catetos,
diminuindo as presas da onça e aumentando conflitos
antrópicos. ✂️ b) favorecer a compreensão dos estudantes de que a eficácia
dos programas de conservação e o combate à caça ilegal
levou a um aumento das populações naturais de onças
pintadas aumentando a chance de contatos acidentais. ✂️ c) omitir a espécie humana, pois esta não faz parte dos fluxos
naturais de matéria e energia nos ecossistemas, tratando-se
de um elemento exclusivamente externo às cadeias
ecológicas sem qualquer papel como presa ou predador. ✂️ d) reforçar a ideia de que os predadores de topo, como a onçapintada, não têm preferência por presas específicas, razão
pela qual o homem se torna presa da onça quando ambas as
espécies passam a ocupar o mesmo espaço geográfico. ✂️ e) levar os estudantes a compreenderem que as espécies
interagem apenas em relações de competição direta pelo
alimento, sem que haja impacto sobre a dinâmica
populacional, e nessa competição o homem passa a integrar a
mesma cadeia alimentar.