Tempo, Espaço e Movimento são categorias básicas da área das Ciências Humanas e se fazem presentes o tempo todo nos contextos tanto da Geografia quanto da História. Logo, se as três categorias forem bem exploradas, contribuirão fortemente para ajudar crianças e adolescentes na ampliação da forma como enxergam o mundo que os cerca. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco . Ensino Fundamental. Recife, 2019. Assinale a alternativa que descreve corretamente como as três categorias mencionadas no texto são exploradas pela Geografia na formação dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
✂️ a) A partir das competências específicas de Geografia, o estudante desenvolve autonomia para estimular o senso crítico; entende a interação sociedade/natureza; compreende e aplica o raciocínio geográfico fazendo uso das linguagens cartográfica e iconográfica; utiliza o método científico para construir argumentos com base em informações geográficas, considerando aspectos relacionados às novas tecnologias e à prática de princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. ✂️ b) Através do desenvolvimento das competências específicas, o componente curricular de Geografia apresenta um conjunto de habilidades que estão diretamente relacionadas a diferentes objetos de conhecimentos que remetem a situações cotidianas. Dessa forma, possibilita-se a articulação horizontal das habilidades, contemplando a continuidade de experiências e preservando as especificidades dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. ✂️ c) As ações em Geografia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, caracterizam-se pela interdisciplinaridade. Em conjunto com outros componentes curriculares, concorre com o processo de alfabetização e letramento para o desenvolvimento de diferentes raciocínios, entre eles o raciocínio geográfico. Desenvolver esse raciocínio requer constantemente um exercício de resgate a partir de memórias especializadas. ✂️ d) A partir do aspecto lúdico, os estudantes, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, são conduzidos a desenvolver seus sentidos que irão contribuir para a formação de sua personalidade socioespacial e cognitiva. Tornar-se-ão autônomos espacialmente, sendo protagonistas de seu processo de construção e participação no mundo e inserção deles a partir de suas estruturações espaço-mentais. ✂️ e) O processo de formação do raciocínio geográfico do estudante, nos anos finais do Ensino Fundamental, caracterizase pela necessidade de transpor ações do cotidiano, para a criação de situações geográficas construídas. Dessa forma, o estudante vislumbra um horizonte possível de um processo de transformação do espaço no tempo enquanto território governado.