O Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais do Governo
Federal fornece algumas diretrizes para “nortear a atuação das
equipes digitais da administração direta e indireta com
informações e recomendações para a construção de uma presença
digital estruturada, dentro da legislação vigente, além de fornecer
orientações sobre como interagir com a população nas diferentes
plataformas e canais digitais”.
Sobre essa presença digital, recomenda-se que:
✂️ a) ferramentas nativas das plataformas, como threads, stories,
cards e gifs , sejam evitadas, sob pena de a comunicação
governamental não ser levada a sério pelos cidadãos. ✂️ b) a comunicação nas redes seja acessível e inclusiva, garantindo
acesso à informação e participação de pessoas com
deficiência, bem como reconhecendo a diversidade de
linguagens em cada região e faixa etária. ✂️ c) a produção do conteúdo para as redes seja, pelo menos,
semanal, e que a definição das pautas priorize assuntos de
interesse dos governantes. ✂️ d) sejam utilizadas linguagem simples, Libras e legendas para
garantir a acessibilidade de conteúdo nos sites
governamentais, sendo dispensável sua aplicação nas redes
sociais digitais, já que os dispositivos móveis ainda apresentam
limitações em alguns aplicativos. ✂️ e) os canais digitais sejam acompanhados quando houver uma
crise e a migração de conteúdos entre diversas contas oficiais
seja proibida, bem como o acompanhamento de quaisquer
discussões sobre políticas públicas fora das redes oficiais.