Paganelli (2017, s.p) afirma:
[…] flexibilizar significa garantir o direito à diferença
no currículo. Implica a busca pela coesão da base curricular comum com a realidade dos estudantes, suas
características sociais, culturais e individuais – incorporando também os diferentes modos de aprender e
as múltiplas inteligências presentes em sala de aula.
De modo que todos se reconheçam no currículo e
sejam protagonistas do próprio processo educacional.
Portanto, quando pensamos em um currículo inclusivo, devemos considerar:
1. que a flexibilização é ampla e atende aos preceitos de uma educação para os alunos considerados diferentes.
2. que as condições reais do desenvolvimento
dos alunos precedem suas condições biológicas e sociais.
3. que deve ser realizado em colaboração e em
parceria com outros professores ou outros
profissionais da educação.
4. que implica adaptações, adequações e enriquecimento curricular.
5. que não necessariamente implicará outros
formatos de avaliações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
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