O debate em torno do conhecimento talvez seja o de maior destaque ao longo da história do currículo, pois as
concepções do que vem a ser currículo se modificam em função das diferentes finalidades educacionais pretendidas
e dos contextos sociais nos quais são produzidas. Ainda assim, frequentemente estão relacionadas às perguntas: qual
conhecimento deve ser ensinado na escola? qual conhecimento deve ser incluído no currículo e, por conseguinte, qual
deve ser excluído? Dependendo das finalidades da escolarização e da concepção de conhecimento defendida,
diferentes respostas são elaboradas.
LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez/Faperj, 2011. p. 70. (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto bem como os estudos sobre conhecimento e currículo, segundo
Lopes e Macedo (2011), associe as vertentes do campo do currículo às respectivas definições.
Vertentes
(1) Perspectiva acadêmica
(2) Perspectiva instrumental
(3) Perspectiva progressivista
(4) Perspectiva crítica
Definições
( ) Regras e métodos são necessários para a validação de saberes como
conhecimentos por meio do atendimento eficiente a determinados fins.
( ) A questão do conhecimento bem como o lugar de quem legitima os saberes
como conhecimento são centrais no processo de construção do currículo.
( ) Na relação conhecimento e currículo, é defendida a existência de regras e
métodos que validam determinados saberes como conhecimentos.
( ) A determinação dos fins e o bem-estar da humanidade são imperativos
necessários à seleção dos conhecimentos que comporão o currículo.
A sequência correta dessa associação é:
✂️ a) (1); (4); (2); (3). ✂️ b) (1); (3); (2); (4). ✂️ c) (2); (4); (1); (3). ✂️ d) (2); (3); (1); (4).