A especificidade da atuação do coordenador pedagógico, segundo Vasconcelos (2002), refere-se aos processos de aprendizagem, onde quer que ocorram, e para que este papel possa se efetivar na instituição de ensino, e o Coordenador
Pedagógico possa ajudar a produzir as mudanças indispensáveis nas práticas de ensino são necessárias as condições
“objetivas” e “subjetivas”.
Quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário,
manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer nas entrelinhas descrença ou
desânimo [...]. Para dar conta deste desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada nas dimensões básicas
da formação humana: as condições subjetivas. Sobre as condições subjetivas visando à ação do coordenador
pedagógico, infere-se que se tratam das seguintes dimensões:
✂️ a) Técnica; habilidade; e, procedimento. ✂️ b) Conceitual; procedimental; e, técnica. ✂️ c) Procedimental; técnica; e, historicidade. ✂️ d) Conceitual; procedimental; e, atitudinal. ✂️ e) Procedimental; historicidade; e, atitudinal.